sexta-feira, 13 de julho de 2012

ELEIÇÕES 2012: Juiz Eleitoral de Nova Cruz traz novos esclarecimentos.

Radialista Eduardo Vasconcelos em conversa/entrevista com Dr. Ricardo Farias na quinta pela manhã.

 Momentos da entrevista
 
Na manhã desta quinta feira, 12,  o radialista e bloguista, Eduardo Vasconcelos esteve com o Juiz da 12ª Zona Eleitoral, Comarca de Nova Cruz/RN, Dr. RICARDO HENRIQUE DE FARIAS para tirar dúvidas que ainda persiste nas cabeças de muita gente.
Registramos alguns pontos importante da entrevista:
EDUARDO- Os candidatos podem criar sites, blogs, etc?  
 
JUIZ: "Pode!  Mas tem que comunicar a Justiça Eleitoral por escrito.  Isso ajuda a proteger o próprio candidato que por ventura alguém publique algo que venha por ventura prejudicar o candidato, com mentiras, calúnias e difamações, caso essa pessoa use o próprio blog do candidato ou em outro blog ou site.  Lembrando que os partidos ou as coligações também podem criar seus sites/blogs."
EDUARDO- E as outras ferramentas?  Facebook, Orkut, entre outros? 
 
JUIZ: " Essas ferramentas estão liberadas, mas só propagandas gratuitas.  Neles os candidatos e os eleitores podem fazer campanhas, mas em agredir outros candidatos.  Aquelas pessoas que sentirem-se incomodadas com constantes envio de mensagens eleitorais podem reclamar, rejeitando e excluindo  esse seguidor."
EDUARDO- Contas Bancárias:  Muitos os candidatos estão preocupados com a demora para receberem os dados da sua conta especifica, isso ocorrendo o que ele deve fazer?
 
JUIZ: "Não tem com que se preocupar, pois os candidatos podem acessar o site do TSE e emitir o os recibos eletrônicos e usá-los já nas suas contabilidades, juntamente com as notas fiscais para serem apresentadas no prestamento de conta com o TRE/RN  Caso a conta ainda não esteja agilizada o candidato não será prejudicado."  
EDUARDO- O Comarca solicitará reforço da Polícia Federal? 
 
JUIZ: "Com certeza!  Além dos telefones que estarão sendo divulgados para denuncias."
EDUARDO- Haverá reunião com candidatos? 
 
JUIZ: " Com certeza! Na reunião será discutido propostas de sorteios? Estudaremos essa possibilidade."
É bom lembrar que hoje, 12, termina o prazo para impugnações, e se houver, a Justiça Eleitoral abrirá um prazo de  7 (sete) dias para as defesas.
A listagem dos candidatos sairá até o dia 05 de agosto, mas o Juiz, Dr. Ricardo Henrique adiantou que poderá a relação sair antes deste prazo.
O Dr. Ricardo Henrique lembrou que o Ministério Público está instalando-se na sua nova sede que fica localizada próximo ao Centro Social Urbano - CSU no Bairro de Santa Maria Gorete.
Fotos: Eduardo Vasconcelos.