segunda-feira, 2 de julho de 2012

DECISÃO DO TSE, CAUSA CONFUSÃO DE ENTENDIMENTOS



O Tribunal Superior Eleitoral – TSE, através do seu Pleno, com voto decisivo do Ministro Dias Toffolli que pedira vistas do Processo há dias atrás, decidiu no ultimo dia 28 de Junho, por 4 a 3, que a “FALTA DE APROVAÇÃO EM CONTAS DE CAMPANHA NÃO IMPEDE A OBTENÇÃO, PELOS CANDATOS, DA CERTIDÃO DE QUITAÇÃO ELEITORAL E CONSEQUENTE REGISTRO NAS ELEIÇÕES DE 2012.

E essa decisão está causando confusão de entendimentos entre os partidos políticos e pretensos candidatos. É que essa decisão se detém apenas no aspecto de CONTAS DE CAMPANHA.

O ministro disse que as irregularidades na prestação de contas de candidatos, que acarretarem sua desaprovação, poderão fundamentar a representação prevista no artigo 30-A, que trata de arrecadação e gastos ilícitos de campanha, da Lei das Eleições, o que pode causar a perda do diploma do candidato eleito e a sua inelegibilidade. “Aí sim há inelegibilidade decorrente das contas, mas após a ação”, destacou Toffoli.

Votaram a favor do pedido de reconsideração feita pelo PT, os ministros Dias Toffoli, Gilson Dipp, Arnaldo Versiani e Henrique Neves. E pela obrigatoriedade da aprovação das contas eleitorais para a obtenção do registro de candidatura, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, e os ministros Marco Aurélio e Nancy Andrighi.

Portanto, a decisão não se aplica, aos nomes que aparecem na FICHA SUJA de posse da Justiça Eleitoral, por estarem com as CONTAS ADMINISTRATIVAS reprovadas ou por diversos outros motivos. Estes ainda dependem da decisão da Justiça Eleitoral que de acordo com os casos podem se prolongar até o dia 05 de Agosto (prazo final para que a Justiça defira determinada candidatura).

Em outras palavras, somente os que aparecem na lista da ficha suja e que tiveram CONTAS DE CAMPANHA REPROVADAS, não serão impedidos de registrarem suas candidaturas, pelo entendimento do TSE. Os demais dependerão do entendimento e julgamento dos juízes eleitorais nas suas respectivas comarcas.


Matéria Claudio Lima / Com informações do TSE.