sexta-feira, 29 de junho de 2012

FESTA DO SÃO PEDRO – Depois de anos, Nova Cruz fica sem realizar sua principal festa.


Cantor Briola e o então FERRO NA BONECA animando as 30 horas de forró - 2007
 
Instituída na gestão da ex Prefeita Germana Targino (1997 a 2000) a FESTA DO SÃO PEDRO realizada nos últimos dias de Junho em Nova Cruz, tornou-se o maior evento festivo da cidade e da Região do Agreste do Rio Grande do Norte. É um evento realizado e organizado pela Prefeitura Municipal e patrocinado através de recursos próprios somados aos recursos conseguidos através das parcerias com o Governo Federal ( Ministério da Cultura ou Turismo) e com o Governo Estadual, além do apoio do Comercio local.

Durante esses 16 anos o SÃO PEDRO de Nova Cruz sempre manteve importantes objetivos: A geração ou circulação de renda na cidade; a vinda de grandes nomes da musica popular nordestina; dar oportunidade e revelar os artistas ou grupos musicais locais; valorizar a cultura nordestina através da realização do “concurso das quadrilhas juninas – estilizadas ou matutas; entre outros. 

 

A cidade se transforma neste período. O movimento de turistas na cidade aumenta. O clima é festivo. Chegou-se a se ter 5 noites de festas – durante os anos de 2004 a 2008.

 
  Estrutura montada para o evento em 2006

Entretanto, nos últimos anos, a festa do São Pedro de Nova Cruz passou a ter uma conotação de “promoção pessoal”, de um político ou de um grupo político. As bandeirinhas que eram multicoloridas passaram a praticamente conotar duas cores: o verde e o branco. Aliás, essa “promoção” se deu em todos os âmbitos da atual administração municipal, algo tão aviltante que o Ministério Público foi obrigado a proceder com uma Ação Judicial para coibir estas práticas perniciosas. Em 2009 a festa foi retirada do local de origem – Avenida Industrial José de Brito “a avenida do forró”- e se colocou no largo da Rodoviária, em um local bem menor, desvirtuando o evento o que causou muitas críticas da população ao atual Prefeito. A pressão foi tão grande que o Prefeito e sua equipe deram “o braço a torcer” e em 2010 retornaram o evento à avenida do forró.

Se não bastassem esses embaraços, que nos últimos anos fizeram o evento do São Pedro decair, tivemos gradativamente a redução das noites de festa: de 5 noites em 2008 ( gestão anterior) para apenas dois dias em 2011. Além disso, as apresentações das quadrilhas estilizadas e matutas que tanto atraem o publico, que eram realizadas na própria avenida do forró, ao ar livre,  em uma estrutura que tinha até arquibancadas móveis para melhor acomodar as pessoas, passou a ser no Ginásio de Esportes, em um local que ao lotar tornava-se um ambiente desagradável. Isso fez com que a quantidade de grupos inscritos para a disputa diminuísse consideravelmente: Em 2008 eram 5 noites de disputas com mais de 40 grupos e inscritos. Em 2011 foram apenas 3 noites de disputas com número reduzido de participantes. Isso também por que a CASA DE CULTURA que era responsável pela captação das inscrições através de sua equipe, nos últimos anos está inoperante, praticamente sem funcionar.

 Grupos se apresentavam ao ar livre na av. do forró - 2008
 No ginásio de Esportes nos ultimos anos, os grupos se apresentam


Uma Recomendação conjunta assinada pelo Ministério Público Federal, Estadual, de Contas e a Procuradoria Regional Eleitoral, ORIENTA os Prefeitos de Municípios que estejam enquandrados no DECRETO de SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA – como é o caso de Nova Cruz – a não realizarem festas ou eventos, patrocinados com recursos municipais, sob o risco de haver representação destes Órgãos contra o chefe do Executivo por Improbidade Administrativa. E essa Recomendação foi o FATO alegado pelo atual Prefeito para a não realização da Festa do São Pedro, pelo menos aos moldes que se tinha anteriormente.

Deste ponto de vista, o Prefeito está certo em tomar tal decisão. No entanto, observando o outro lado da história, poderíamos chamar sua atenção, amigo novacruzense, para a reflexão sobre o seguinte aspecto: Na orientação, o documento traz uma exceção: “...A recomendação não se aplica ao uso de verbas federais recebidas do Ministério da Cultura ou dos Ministério do Turismo, quando sua destinação for especificamente vinculada à realização de festas ou eventos culturais no município. Em tais ocasiões, os prefeitos devem realizar o devido procedimento licitatório para as contratações, por não se tratar de bem necessário ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa. Nesses casos, o MPF também fiscalizará o uso dos recursos, devendo o gestor enviar toda a documentação relativa à execução do convênio em até 30 dias após a realização da festa ou evento”- diz o documento. Então, o Prefeito do  município que anteriormente buscou recursos de parcerias do Governo Federal e do Governo Estadual para a realização do São Pedro em anos passados, por que neste ano não buscou estas parcerias com antecedência? Caso estivesse fechado com essas parcerias a população novacruzense não tivesse que amargar a não realização da maior festa de nossa cidade, não é verdade? E os recursos que estariam sendo preparados para essa festa por parte do município, já que não vai haver o evento, vão ser utilizados em que? Para que? Por fim, essa desatenção do atual Prefeito em não pensar na festa do São Pedro e buscar os recursos com antecedência, só nos leva a crer que este atual governo municipal administra o município na base do “empurrando com a barriga”, ou não?

Para nós novacruzenses ficam apenas as saudades dos “São Pedros” de outrora..

Pórtipo de Entrada da Avenida do Forró em 2008
 
Enquanto Nova Cruz, nem ornamentação junina tem, em outros municípios vizinhos, pelo menos o clima junino prevaleceu:

Monte Alegre

 Matéria Claudio Lima.