quinta-feira, 7 de junho de 2012

Adoração ao Santissimo, Celebração e procissão marcam o dia de Corpus Christi em Nova Cruz.

Igreja Católica celebra Solenidade de Corpus Christi

A Igreja Católica celebrará solenimente o Dia de Corpus Christi, nesta quinta-feira, 7 de junho. É uma celebração que tem origem no século XIII e surgiu devido ao Milagre Eucarístico, ocorrido com um Padre, na Itália. A solenidade envolve a maioria dos fiéis das paróquias, com adoração ao Santíssimo e celebração da Santa Missa.
 
Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa móvel da Igreja Católica que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.  o Papa Urbano IV instituiu a festa de Corpus Christi, em 1264.
 
Em Nova Cruz haverá adoração ao Santíssimo Sacramento, das 8h às 15h, pelos agentes de pastorais, movimentos e serviços. Às 16h começa a missa, seguido de procissão com o Santíssimo até a Capela da Sagrada Família. Lá o Santíssimo ficará exposto até o dia 14 de junho. É o Cerco de Jericó, com adoração durante 24 horas do dia, a cargo da Renovação Carismática.
 
Matéria PASCOM.