segunda-feira, 9 de abril de 2012

CLIMATOLOGISTAS divulgam relatório sobre chuvas no RN

Março foi intitulado de SECA, mas Abril, Maio e Junho as chuvas deverão ter melhor indices. Em Nova Cruz população se preocupa com estados das ruas e a falta de Adminstração municipal.

Climatologistas da EMPARN, estiveram reunidos no Ceará divulgaram relatório sobre as condições que afetaram os indices pluviométricos durante os meses de Janeiro, Fevereiro e Março.

Segundo eles, Janeiro e Fevereiro, as chuvas caídas representaram indices considerados normais para a época. No entanto, em Março, choveu muito abaixo da média esperada para esse mês que é o primeiro do quadrimestre que vai até Junho e que dá um indicativo de como será o “inverno” no estado durante este período.

Segundo o relatório, fenômenos no Atlântico e no Pacífico combinados resultaram no baixo índice de chuvas verificados em Março o que confirma um quadro de SECA neste mês, o que comprometeu segundo o relatório, a produção agropecuária do estado.

No relatório, Nova Cruz está entre os municípios que enfrentaram este quadro de SECA em Março.

ABRIL

Para este mês de Abril, o relatório aponta melhora nas condições climáticas, consequentemente no aparecimento de chuvas com indices superiores aos de Março, cujo aumento se manterá em Maio e Junho, os três principais meses com chuvas no período. O relatório foi assinado pelo Gerente de Meteorologia da EMPARN, Gilmar Bristot.

NOVA CRUZ

O período de Chuvas é esperando com grande expectativa pelos agricultores novacruzenses para a melhora da produção agrícola deste ano que já observou uma pequena baixa deivido a ausencia de chuvas no mês passado - Março, segundo revelam os agricultores.

No entanto, os moradores da cidade estão preocupados. Diante da inoperência da atual Administração em não ter recuperado as ruas da cidade, onde a grande maioria delas se encontra em péssimas condições de trafegabilidade e com acumulo de lama e lixo, o que propiciaria em caso de precipitações de chuvas, até mesmo as mínimas, trariam grandes transtornos para os novacruzenses, a exemplo do ocorrido ano passado pelos mesmos motivos: Falta de administração do executivo municipal.

Chuvas de 2011 causaram muitos danos na cidade - Ruas com buracos e lixo contribuiram

Matéria Claudio Lima / Fonte EMPARN - Fotos Arquivo pessoal