quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

DENGUE: Devemos nos cuidar pra não deixar o AEDES EGYPT fazer seu carnaval.

Ruas com matagais, lama e lixo, perfeitos para o mosquito Aedes Egypt

Passado o Carnaval e devidamente descansadas, as pessoas devem agora redobrar, aliás, triplicar a atenção nas ações de COMBATE A DENGUE. É que um alerta emitido hoje pela Secretaria de Estado de Saúde mostra que no Rio Grande do Norte somente neste ano, 531 casos suspeitos da doença foram notificados em todo o estado. Inclusive com mortes. Somente neste ano 5 pessoas morreram provavelmente da doença.

A ultima vítima fatal foi um PORTUGUÊS de 48 anos que morreu na vizinha praia de TIBAU DO SUL.

A portuguesa Maria da Conceição tenta superar burocracia e liberar corpo de filho que morreu sábado passado

Em Nova Cruz, dado o desamparo promovido pela atual Administração no setor de infra estrutura e limpeza urbana, as ruas encontram-se cheias de mato, lixo, lama e buracos. Com o período de chuvas que se aproxima, amontoados de lixo e buracos podem servir de criadouro para o MOSQUITO AEDES EGYPT transmissor da doença. Também em nossas casas devemos evitar a proliferação de garrafas, pneus, vasilhas, jarros, até mesmo quengas de coco, que ao se encherem com água das chuvas podem virar em perfeitos criadouros. Como também, tanques, caixas de água, piscinas devem ser cobertos.

Outra forma de ajudar e denunciar residências que estejam abandonadas e que tenham potenciais criadouros às autoridades, neste caso, à vigilância sanitária ou alguém dos agentes de endemias que você conheça.

Evidentemente que esperamos que a Secretaria Municipal de Saúde esteja preparada para enfrentar esse período que é o mais propício para a proliferação da Dengue, mobilizando seus agentes de Endemias.

As pessoas devem fazer a sua parte começando por casa. Aliás, é na nossa casa que esse mosquitinho pode fazer o seu CARNAVAL. Cuidados redobrados...



Matéria Claudio Lima.