domingo, 12 de fevereiro de 2012

COMO CUIDAR DA NOSSA MAQUIA HUMANA?



Antes de dar os primeiros passos neste ano-novo tivemos a oportunidade de realizar uma profunda reflexão sobre o que estamos fazendo de nossas vidas – fim de ano é sempre assim. Nesse balanço, pudemos ver se as decisões que tomamos no ano que passou foram coerentes com o que queremos para melhor qualidade de vida. Para isso, temos de tomar algumas atitudes corajosas, com base na resposta a esta pergunta: estamos nos dando o tempo necessário para cuidar de nossa sagrada máquina humana, ou ainda não conseguimos encaixar na agenda aquele tempo precioso que nosso corpo espera?

Este é o momento ideal para enfiar na cabeça que hoje estamos desenhando o que seremos daqui 30, 40 anos. Você poderá ser um octogenário em forma, fazendo tudo que fazia com os seus 45. Ou então um setentão caído. Tudo isso é possível, dependendo das atitudes que tomar agora.

Reserve ao menos uma horinha por dia para correr, fazer uma barra e uma paralela, que são exercícios naturais e dão uma resposta muscular e mental muito rápida.

Se você nunca participou de uma prova, prepare-se para estrear no mundo das corridas. Temos hoje ( em quantidade e qualidade) o que nunca existiu antes: provas para todos os tipos de corredores. Não se sente pronto para correr? Sem problema, você pode participar apenas caminhando, o que já é sensacional. Comece com cinco quilômetros. Vá devagar e saboreie a delícia que é se ver junto daquela multidão que, mais do que se exercitar, festeja a vida. Para isso, é necessária apenas uma tomada de atitude. Ação, querido leitor. Já se você é um corredor calejado e gosta de provas aguerridas, ao montar o seu calendário lembre-se de que corremos hoje para correr sempre. Desista da maluquice de buscar tempo a qualquer custo. O mesmo vale para as maratonas, experiência que todo mundo deveria ter ao menos uma vez na vida. Faça no seu ritmo, sob o risco de um desgaste que poderá te acompanhar por toda a vida, o que, definitivamente, não combina com a vida de um esportista.

PROFESSOR CARLILE GOMES - Novacruzense (carlilegomes@hotmail.com)

PROFESSOR EDUCAÇÃO FÍSICA - FACULDADES MAGSUL - PONTA PORÃ.