quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

COMO COMEÇAR A PRATICAR UMA ATIVIDADE FÍSICA?

O exercício físico, quando bem planejado, ocasiona varias alterações benefícas ao nosso cotidiano, sejam emocionais, físicas ou biológicas. Se a sua necessidade for emocional ele lhe causará benefícios incríveis como uma ótima alto-estima, se for físico, ele lhe proporcionará uma melhor definição muscular, ajundando nas suas funções do dia-a-dia e se for biológico ele lha proporcionará inúmeros ganhos como controle da pressão arterial, diminuição da massa gorda, melhor funcionamento cardíaco, melhor respiração e outros mais; ou seja não sei o que estamos esperando para iniciar a nova vida.

Inicalmente, é importante salientar que, todo o indíviduo que submeter-se a uma nova atividade física, deverá saber quais são suas reais capacidades de esforço, realizando assim avalição médicas e físicas, consequentemente procurar os profissionais habilitados a orienta-los para uma melhor especificidade conforme o seu objetivo. Porém é bom lembrar que todos os exercícios, quando bem realizados, ocasionará benefícios, pode ser aeróbicos ou anaeróbicos, como supracitado, depende do seu objetivo. Mas consito que todos devem saber que sempre no início devemos começar com cargas leves e progressivamente aumentar-mos a intesidade conforme sua adaptação. Ápos essas evoluções não deve-se parar e achar que já foi suficiente, porque, se o organismo ficar ausente de carga física por mais de 48 horas ele perderá seu condicionamento consideravelmente e o seu corpo começara a armazena gordura ainda mais devido o destreino prosseguido, ou seja, o corpo perceberá que houve um alto esforço anterior onde sofreu bastante para manter as necessidades vitais em equilibrio e após essa pausa ele tendenciará a realizar sua alto-defesa armazenando o máximo de energia que poder, prevenindo-se, caso haja outro evento ele estará preparado para suprir essas necessidades.

O melhor, “na dúvida”é praticar sempre atividade física moderada, sem ser muito forte e nem muito fraca, esse tipo de pratica é a vedadeira receita para os males da vida atual que chama-se: estresse e obesidade. Acreditem todos os que são providos de saúde boa, tem essas verdadeiras soluções, que são as atividades físicas.

CARLILE MANOEL GOMES DA SILVA

carlilegomes@hotmail.com

Prof. de Educação Física

Faculdades MAGSUL Ponta Porã