quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

ROSA PIGNATARO: Escola passa a integrar o projeto Ensino Médio Inovador no Rio Grande do Norte

A Escola Estadual de 1º e 2º Graus Rosa Pignataro de Nova Cruz, a maior escola estadual da Região será a unica da jurisdição da 3a DIREE a fazer parte da Rede de Escolas Estaduais que integram o projeto ENSINO MÉDIO INOVADOR.

Junto com outras escolas de outras cidades do estado, o Rosa Pignataro será oficialmente incluso no programa em encontro a ser realizado na próxima segunda feira, 09, no auditório da Secretaria Estadual de Educação e Cultura-SEEC em Natal.

O encontro também objetiva o repasse das propostas curriculares do programa, que tem como uma de suas grandes referências, a prática pedagógica levando, em consideração um currículo dinâmico e flexível compatível com as exigências da sociedade.

Dezenove novas Escolas Estaduais passam a oferecer o Ensino Médio Inovador. Com a ampliação, o número de Escolas Estaduais com beneficiadas com o programa passa para 30 e com presença nas diversas regiões do Rio Grande do Norte.

Participarão do Encontro os gestores e coordenadores pedagógicos das 19 novas Escolas, e técnicos das 13 Direds (Diretorias Regionais de Educação) que jurisdicionam as unidades de ensino.

O Ensino Médio Inovador valoriza a capacidade empreendedora das escolas e coloca o aluno como protagonista efetivo do processo educacional. O programa da Secretaria de Estado da Educação é desenvolvido pela subcoordenadoria de Ensino Médio, foi implantado no Rio Grande do Norte no ano de 2010 em onze escolas da rede estadual.

As escolas que aderem ao programa passam a oferecer uma carga horária de 1.200 horas/ano, 200 a mais que no Ensino Médio convencional (regular). No programa, os professores envolvidos têm uma carga hora com 10 horas a mais por semana - cinco horas atuando diretamente com os alunos, e cinco utilizando em planejamento. O programa conta com recursos do Ministério da Educação com contrapartida do Governo do Estado através da cessão e remuneração dos professores.

"O Ensino Médio enseja grandes possibilidades de aprendizagem para o aluno e também para o professor. Nosso interesse é valorizar programas e ações que se traduzam na melhoria da qualidade do ensino que oferecemos", afirma a secretária estadual de educação, professora Betania Ramalho.

Matéria Claudio Lima com informações da SEEC/RN