sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

NOVA CRUZ – 92 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA.

VILA DO URTIGAL

Nova Cruz, capital da Região Agreste do estado do Rio Grande do Norte completa neste sábado, 03 de Dezembro, os 92 anos de Emancipação política, quando passou a usar de fato e de direito a alcunha de município.

Nova cruz, de uma história repleta de grandes momentos e que gerou centenas de filhos ilustres nas mais diversas áreas.

Antes “Vila do Urtigal” e depois vila “da anta esfolada” passou a se chamar Nova Cruz, segundo conta a história tradicional referendada por Câmara Cascudo, depois que o frade franciscano Serafim de Catânea – que tem uma uma rua em seu nome – fincou uma cruz com galhos de “inharé” no monte alto da vila para exorcisar uma anta endemoniada que aterrorizava os “urticalenses”, onde foi erguida uma belíssima praça com uma Cruzeiro em sua lembrança ( na administração de Cid Arruda), chamada de Praça “do marco zero”.


(Praça do Marco Zero e o Cruzeiro - Adm. Cid Arruda)

As festividades do aniversário da cidade se confundem e se fundem com a programação em homenagem a Padroeira. Segundo se divulga haverá Missa em Ação de Graças às 19 horas e 30 minutos com as presenças de autoridades em geral e em seguida, na barraca da festa da Padroeira haverá um jantar de Adesão promovido pela Paróquia e em seguida shows com bandas, dentre as quais Saia Rodada.

HÁ O QUE COMEMORAR?

Independentemente de questões partidárias – oposição ou situação – o que vemos nos vários blogs e nos meios de comunicação da cidade a esse respeito é que não há muito o que comemorar em mais um ano de existência de Nova Cruz, que foi amplamente marcado pelos atropelos administrativos causados pela atual administração municipal, tendo como principais:

OS APAGÕES NOS PRÉDIOS PÚBLICOS – Corte no fornecimento da energia elétrica de vários prédios públicos duas vezes somente neste ano.
(Cortes de Energia em prédios públicos pela falta de pagamentos)

HOSPITAL INTERDITADO: durante boa parte do ano várias instalações do nosso hospital esteve fechado, interditado, prejudicando a população;



BURAQUEIRA NA CIDADE: durante quase todo o ano as ruas da cidade estiveram esquecidas pelo poder público municipal com buracos, lama, mato e lixo;

(Rua que dá acesso ao Alto de Sta Luzia foi ajeitada pelos moradores)
(Buraqueira no Planalto quebrou até o carroção da Prefeitura)

FUNCIONÁRIOS NO SPC e SERASA: Por duas vezes neste mesmo ano, dezenas de funcionários públicos municipais tiveram seus nomes inseridos no SPC/SERASA pois os valores descontados de seus contracheques não foram repassados pela Prefeitura Municipal para Caixa Econômica Federal, o que levou a muitos a entrar na justiça. Entre outros problemas.

Matéria Claudio Lima.