domingo, 11 de dezembro de 2011

IFRN – Campus é inaugurado em Nova Cruz. Ex Prefeito Cid foi relembrado pela sua atuação determinante para a edificação do IFRN em nossa cidade.

A solenidade de inauguração do Campus do Istituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN (antigo CEFET) em Nova Cruz ocorreu no final da tarde da última sexta-feira, 09, no Auditório do Campus.

Estiveram presentes diversas autoridades entre Prefeitos das cidades de Nova Cruz, Montanhas, Passagem, Passa e Fica, Vereadores e lideranças políticas, dentre elas Cid Arruda Câmara e o ex deputado estadual Leonardo Arruda Câmara.

Ainda prestigiaram a inauguração do Campus do IFRN, o Ministro Garibaldi Alves, os deputados federais, Fátima Bezerra e Henrique Alves, o Reitor do IFRN, Professor Belchior Rocha, o Diretor Geral do Campus do IFRN de Nova Cruz, Professor Francisco de Assis, pró Reitores, Diretores e professores dos outros Campus do IFRN no estado.

Em seu pronunciamento, professor Francisco de Assis, ressaltou a atuação de diversos agentes políticos para a edificação do IFRN ao longo da história de sua implantação em Nova Cruz. Também falou das perspectivas para 2012 e os próximos anos daquela institução.

O Professor Belchir Rocha, Reitor do IFRN seguiu o mesmo racioncínio do Professor Assis. Contudo citou a ação “determinante” para a implantação do Núcleo do CEFET á época, do Prefeito daquele momento, Cid Arruda Câmara, por isso lhe parabenizando pela luta.

A deputada Fátima Bezerra fez um retrospecto histórico da luta pela edificação dos CEFET´s – hoje Istitutos Federais – no nosso estado, graças, segundo ela, a abertura dada pelo Presidente Lula. O nosso estado, disse a deputada, “ foi cotemplada com 7 CEFETs, dentre os quais um para Nova Cruz. No entanto, depois de uma reavaliação do Ministério da Educação, este número de CEFETs foi reduzido para 6, portanto ficando Nova Cruz de fora da listagem, o que provocou nos novacruzenses uma reação de desaponto” – disse Fátima e concluiu: “ mas Nova Cruz tinha na época um Prefeito lutador, que não se acomodou, veio para Brasília a meu convite e em uma reunião com parte da bancada federal do RN e com o Ministro Fernando Adad, conseguimos, por sugestão de Cid, uma fórmula de implantar em primeiro momento, um núcleo do CEFET e para isso destinei uma verba de emenda própria para aconstrução do mesmo. Isso possibilitou que Nova Cruz tivesse o seu CEFET e além disso, o núcleo dessa cidade passou a ser o primeiro a funcionar no estado, antes mesmo dos seis listados no RN” – disse a deputada.

Henrique Alves também elogiou a postura de Cid Arruda à época, lutando para que Nova Cruz não ficasse de fora de receber o CEFET. Henrique disse que também foi testemunha desta luta de Cid Arruda inclusive, estando ele na reunião da bancada do RN com o ex prefeito para buscar a solução para a vinda do CEFET – hoje IFRN para Nova Cruz.

Uma surpresa para Cid Arruda e para os presentes foi a colocação da placa inaugurativa do Núcleo do CEFET em na parte da frente do IFRN, demonstrando o carinho e o reconhecimento dos que fazem aquela instituição de Ensino para com o ex Prefeito Cid.

(Cid, Fatima Bezerra, Prof. Belchior Rocha na inauguração do núcleo do CEFET)


O Campus foi entregue oficialmente a Região Agreste pelo Presidente LULA, em solenidade oficial no Palácio do Planalto em Brasília no final do ano passado. Entretanto, em mais tempo o IFRN funcionava com uma turma de Técnico Subseqüente em Informática desde o antigo Núcleo (edificado ao lado da UFRN/NESA).

Matéria Claudio Lima.