segunda-feira, 14 de novembro de 2011

QUAL O MELHOR EXERCICIO PARA EMAGRECER?


No atual momento, somos informados, quase de diariamente, sobre a prática de atividade física, e seus benefícios. Conforme a mídia comercial lucrativa, ela é a solução para todos os seus problemas. Será que é mesmo? A comercialização sempre visa receita, é evidente que o interesse maior será o faturamento. Afirmamos isso, citando revistas que circulam em âmbito nacional, apresentando sempre modelos com uma estrutura física além da perfeição estética, seduzindo-nos a pensarmos que podemos atingir esse padrão. Logo sabemos que ali, há também, efeitos da evolução informatizada. E o exercício, com certeza, não foi o principal responsável por esse padrão.
A Idealização corporal tem que estar objetivada na saúde, ou seja, é melhor ser um gordinho saudável, do que um magrinho doente. E isso pode existir? A maioria das pessoas que buscam uma atividade física, visa apenas estética, não se preocupam com o real interesse dessa prática que é a busca da qualidade de vida através da boa saúde.
A gordura é a única forma de armazenamento energético do nosso corpo. Esse comportamento está historicamente associado a necessidade do homem sobreviver, devido possível tempo de abstinência alimentar pela impossibilidade de acesso (pré-história.) E também pela necessidade do organismo suprir energia decorrente de anomalias externas ou internas emergenciais; diante dessa situação o nosso organismo sempre armazenará gordura para suprir órgãos vitais (biológico). Saibamos que essa reserva necessária não pode ultrapassar limites que prejudicam ao bom funcionamento, e se isso acontecer, será extremamente prejudicial. Esse excesso de gordura corporal deve ser evitado; más como isso acontecerá? Sabemos que o exercício físico acelera todo o funcionamento do nosso organismo devido uma maior necessidade de suprir uma maior consumação energética, devido ativação maiores que a de situação de repouso. Porém é bom sabermos que não só possuímos energia na gordura, há também nos carboidratos e nas proteínas, e estes dois últimos, também são essências, mas não acumulativos. Os carboidratos são armazenados em nossos músculos e no fígado como glicose, para ativações emergenciais de curta duração. As proteínas são para a estrutura celular, e em último caso, será usada no fornecimento de energia também; portanto a maior liberação de energia está na gordura. O uso da gordura como fonte de energia a ser consumida em maior quantidade, está associado ao tipo, ritmo e tempo de execução na prática do exercício, pois só usamos a gordura como a maior parte de energia a ser consumida, quando estamos praticando exercícios contínuos, moderados a lentos e no tempo mínimo de 30 (trinta) minutos, ou seja, só a usamos na presença de oxigênio.
Existem algumas formas de sabermos qual fonte energética estamos consumindo facilmente perceptível: 1) sentir-se altamente cansado e inspirando rápido demais; não estamos usando gordura como fonte energética. 2) Se executar atividades curtas e de altas intensidades; não estamos usando gordura; em ambas afirmações estará usando, em maior quantidade, a glicose, armazenada no músculo e no fígado como substrato energético.
Então para perder gordura, durante a execução, os melhores exercícios são os aeróbicos (corrida lenta e longa, Ciclismo moderado, natação moderada e caminhada). E para aqueles que suportam exercícios com cargas altas, também a uma grande consumação energética de gordura durante o descanso. Mas os melhores exercícios, para a maioria da população acima do peso, são aqueles que não possuem riscos maiores devido a sobrecarga. E esses são os aeróbicos supracitados.

CARLILE MANOEL GOMES DA SILVA (Novacruzense)
Prof. de Educação Física
Faculdades MAGSUL Ponta Porã