domingo, 11 de setembro de 2011

ESTUDANTES REALIZAM CONGRESSOS ESTADUAIS DA ANE e do CPC EM CURRAIS NOVOS.

(Professora Fatima Cardoso SINTE/RN abrindo o evento)

(Peças de arte em exposição no rol de entrada)
(Eduardo e a Mesa diretora dos trabalhos)
(Juventude bonita e alegre presente)

Sábado, 10, fomos realizados o VII Congresso da Associação Norteriograndense de Estudantes – ANE/RN que tem sede em Nova Cruz e o V ENCONTRO ESTADUAL DE CULTURA - V EEC, esse último promovido pelo Centro Potiguar de Cultura-CPC/RN. O evento que contou com quase duzentos estudantes/delegados de diversas cidades das regiões: Agreste, Litoral, Grande Natal, Trairi, Seridó e Oeste, aconteceu no Auditório do Instituto Federal do RN – IFRN da cidade de Currais Novos.

A abertura aconteceu às 09h30min horas, cujo mestre de cerimonial foi Claudio Lima. Foi composta a Mesa Diretora dos trabalhos com Aldemir Aguiar, Presidente da ANE/RN; Jeane Xavier Vice Presidente da AMES de Nova Cruz; Fátima Cardoso, Coordenadora do SINTE/RN; Victor Tavares, Coordenador do SINTE regional de Currais Novos; Lenilson Oliviera, Presidente do MESC de Santa Cruz; Marinaldo, Vice Presidente da Associação dos Estudantes Universitários de Upanema; Diego, vice Presidente da UMES de Upanema; Professora Elisângela Dantas, Secretária Municipal de Educação de Currais Novos.

Logo após a abertura foi aberto o debate sobre o tema EDUCAÇÃO DE HOJE E DE AMANHÃ, cuja palestra foi ministrada pela Professora Fátima Cardoso e pelo Professor Victor, ambos do SINTE/RN. Foram discutidos também cultura, movimento estudantil/grêmio livre, juventude, campanhas contra a AIDS, Racismo e Trabalho Infantil, também foram elaboradas várias propostas em torno da cultura e aprovadas pelos delegados presentes. Quanto ao Projeto IDENTIFICANDO "NOVOS TALENTOS" os presentes aprovaram os nomes de Grupo de Dança "NEW IMPACTO", estilo "Street Dance" de Arês, Grupo de Teatro de Lages Pintada, o artista em quadro de alto relevo, Jozinaldo da Silva Julião (Aranha), funcionário do IFRN-CAMPUS DE CURRAIS NOVOS/RN, Luan Carvalho/Upanema e Grupo de Dança de Santa Cruz. Em seguida, um grupo de alunos de Santa Cruz, apresentou várias danças contemporâneas. Logo após todos foram ao almoço na Escola Estadual Tristão de Barros.

O período da tarde foi aberto por Eduardo Vasconcelos, do CPC/RN, que trouxe vários informes dos movimentos estudantis e culturais no estado pelas entidades estudantis presentes.

Depois, foram apresentados os vários grupos culturais e seus representantes que a partir daquele momento iniciaram com as entidades, uma parceria de fortalecimento do movimento no RN.


(Grupos de dança Santa Cruz e Arês)


Por fim, foi eleita por UNANIMIDADE pelos presentes, a nova Diretoria da ANE/RN (7ª Diretoria da ANE-RN) – Mandato 2012 a 2014:

Presidente: Aldemir da Silva Aguiar - Nova Cruz; Vice-presidente: Isac da Silva Magno –Arês; 1ª secretária: Lucicleide Rodrigues dos Santos-Currais Novos; 2ª secretária: Jeane Xavier da Costa-Nova Cruz; 1º tesoureiro: Ismael S. da Silva-Lages Pintada; 2º tesoureiro: Marinaldo Bezerra Albuquerque-Upanema; Diretor de esportes: Caio Rodrigo Gomes da Silva-Santa Cruz; Diretor de saúde: Francisco das Chagas G. Junior “Pastor”-Santa Cruz; Vice Presidente Região Trairi: José Jadson dos Santos Silva-São Bento do Trairi; Vice presidente Região Oeste: Jakson Diego dos Santos Bezerra-Upanema; Diretora de imprensa: Maria Clara P. de Sousa-Currais Novos; e Assessor: Eduardo Vasconcelos.



(Materia e fotos: Claudio Lima)