quinta-feira, 1 de setembro de 2011

BRASIL INICIA SEMANA DA PÁTRIA

(Histórico: Antigo "coreto" em frente a Igreja Matriz - Dec.30 - onde eram realizados os tradicionais desfiles de 07 de Setembro em Nova Cruz)

(Tradicionais desfiles em homenagem a pátria na década de 70 em frente a Matriz)

Começam hoje as comemorações cívicas e militares da “Semana da Pátria”, em que os brasileiros comemoram a sua data magna: 07 de Setembro, onde em 1822, D. Pedro de Alcântara, então Príncipe Regente do Reino de Portugal, Brasil e Algarves, proclamava a Independência do nosso Brasil de Portugal, através do gesto histórico do “grito do Impiranga”.

Começam hoje atividades nas escolas como palestras, exposições, dentre outras, que façam os alunos relembrarem a data.

(Mesmo debaixo de chuva, população comparece em massa para prestigiar os desfilantes - 2007)

(Militares do 8o BPM é sempre a maior atração - 2007)

E também os preparativos para o tradicional desfile, que em Nova Cruz, acontecerá na Avenida Cel. José de Brito, com as participações das Escolas, estaduais, municipais e particulares, Entidades, Centrais de Mototaxis e da Polícia Militar através do 8º BPM sediado em Nova Cruz.

(Banda Dragões da Independência de N Cruz sempre presente nos desfiles)-2007-

(Av. Exp. Cel José de Brito fica lotado de alunos no desfile - 2007)

CURIOSIDADE: A Avenida em que se realiza o desfile de 07 de Setembro, desde 2001, recebe o nome do ex-Combatente da 2ª Guerra Mundial: Coronel Expedicionário José de Brito. Muitos confundem o nome da Avenida como sendo Industrial, pois ali (hoje mercado público), nas décadas de 60 e 70 funcionou uma grande Usina de Beneficiamento de Algodão. Para que não pairem dúvidas a Avenida se chama: “Expedicionário Coronel José de Brito”.

(Matéria Claudio Lima Fotos: Arquivo pessoal)