sexta-feira, 5 de agosto de 2011

DIA NACIONAL DA SAÚDE: O que estamos fazendo em favor de nossa saúde?


Hoje, sexta feira, 05 de Agosto, o Brasil comemora e celebra o DIA NACIONAL DA SAÚDE, instituído pelo Governo Federal em homenagem ao Dr. Oswaldo Cruz que, como Diretor Geral de Saúde (equivalente hoje a Ministro da saúde), em 1903, iniciou o combate e vacinação a doenças como a varíola, Febre Amarela, Peste Bubônica, entre outras, numa época em que essas ações ainda não existiam.Várias foram as reações contrárias a estas ações por parte da própria população, justamente pela falta do conhecimento dos tratamentos e principalmente dos atos de saúde preventiva públicas adotadas.

(Dr. Oswaldo Cruz)

Hoje no entanto, todos sabem que essas ações previnem o surgimento das doenças. Além disso, incutiu-se nas mentes dos brasileiros que a melhor forma de ter uma boa saúde é agir sempre com PREVENÇÃO e com atitudes no dia a dia que permitam que nosso corpo funcione bem: Alimentação saudável – sem excessos de gordura, sal e massas; Exercícios físicos regularmente – pelo menos 3vezes por semana; hábitos de lazer regulares – como passeios em locais com ampla diversidade natural ( praias, sítios, fazendas); Ler constantemente bons livros – para a boa higiene mental; entre tantas outras ações.

Também devemos nos preocupar com nosso meio ambiente – o local em que convivemos ( nossa casa, nossa rua, nosso bairro, nossa cidade). Devemos promover ações que mantenham estes locais limpos, arejados, arborizados, livre de quaisquer tipo de poluição (sonora, visual, olfativa e do ar).



O Dia internacional da saúde é um excelente momento para que se promovam eventos que incentivem às pessoas a buscarem estas ações no seu dia a dia e no seu ambiente, como “audiências públicas” nas Câmaras Municipais para debater o tema; Palestras e realização de atividades pedagógicas concretas nas Escolas e na Comunidade Escolar; Mobilização dos agentes administrativos, como Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Limpeza Urbana, e outras afins, para que realizem nos bairros e comunidades, multirões: Informativos ou de Serviços à comunidade, buscando incentivar a população a buscar melhorias na qualidade de saúde pessoal e comunitário.

(Saneamento básico é uma das principais ações na saúde preventiva)

Infelizmente não estamos observando uma movimentação de peso nas nossas comunidades neste dia. Não existe, na realidade, uma preocupação mais profunda, não só das Autoridades, mas também das entidades constituídas, nas Associações em geral, na Sociedade como um todo em relação às ações que podem ser desenvolvidas cotidianamente para o bem estar de nossa saúde. Lembremo-nos que estas ações não podem partir somente das autoridades, mas sobretudo do seio de nosso ambiente particular. Que se acorde para estes fatos.

(Matéria Claudio Lima)