quinta-feira, 9 de junho de 2011

COMISSÃO FICA UERN PARTICIPA DE AUDIENCIA PÚBLICA SOBRE A UERN.

Aconteceu em Mossoró, na Câmara municipal, a Audiência Pública, proposta pela deputada estadual Larissa Rosado, para debater a Universidade Estadual do RN (UERN) e seu futuro no estado.






Participaram, deputados estaduais, agentes políticos da Cidade, Educadores, alunos e retoria da UERN, e a Comissão Fica Uern de Nova Cruz.

Na audiência, Governo do Estado, Reitoria, servidores e estudantes reconheceram a necessidade de se implantar em definitivo, a autonomia financeira plena, da instituição. O presidente da Associação dos Docentes da Uern (Aduern), professor Flaubert Torquato, disse que o atual modelo de financiamento da instituição está esgotado e obsoleto. "É necessário mudar esse modelo, que estrangula as finanças da Universidade", defendeu. Na mesma linha seguiu a presidente do Sindicato dos Técnicos Administrativos da Uern (Sintauern), Rita Negreiros, apoiada pelos presidentes do Diretório dos Estudantes (DCE), Petrônio Andrade, e do Fórum de Diretores da Uern, professor Emanoel Pereira Braz.
Apoios
O Reitor Milton Marques defendeu elaboração de um modelo de autonomia financeira plena que leve em conta o futuro da Universidade. O Representante do Governo do Estado na reunião, o secretário estadual de Planejamento, Anselmo Carvalho, sugeriu materialização da ideia em projeto, abordando aspectos técnicos e jurídicos.

A Comissão FICA UERN de Nova Cruz, esteve presente, composta pelos estudantes de direito: Túlio, Bruno e Claudio, juntamente com Novinho do curso de Ciências da computação. Túlio foi quem falou na audiência representando a comissão. O mesmo se mostrou preocupado com a situação do Núcleo da UERN em Nova Cruz-RN. Falou também da falta de infra-estrutura e da luta da Comissão pela implantação de um Campus. A deputada Larissa Rosado, que presidiu a audiência se prontificou a apoiar a luta da comissão, se compremetendo a contactar seus pares para buscarem uma solução definitiva.

Logo após a audiência pública, a comissão foi recebida pelo Reitor Milton Marques de Medeiros, onde também abordaram a situação do núcleo. O Reitor afirmou que todos os alunos matriculados até aquele momento não serão prejudicados e receberão seus diplomas, mas o Curso de Direito sairá mesmo do núcleo, pelo fato de não oferecer estrutura ideal para a sua permanência.

(Fonte Eduardo Vaconcelos e Comissão Fica Uern)