quarta-feira, 18 de maio de 2011

SAÚDE, SEGURANÇA E EDUCAÇÃO EM GREVE NO RN. POPULAÇÃO SOFRE COM OS ATENDIMENTOS REDUZIDOS.

Uma onda de GREVES se abate sobre o Rio Grande do Norte. Com isso, os norteriograndeses, de norte a sul, leste a oeste, estão tendo dificuldades nestes atendimentos.

Na Educação, cerca de 93% dos Educadores estão em greve desde o dia 2 de Maio. Somente estagiários e contratados não aderiram a greve. Uma assembléia Geral da categoria vai acontecer amanhã a tarde na escola Winston Churchill em Natal para debater os caminhos do movimento. Ele reivindicam implantação do Piso Nacional conforme tabela elaborada pela Cateogoria; Incorporações das Letras e mudanças de níveis e respectivos pagamentos em atraso, entre outros, na Campanha Educacional e Salarial da Categoria.

Na saúde, a greve que se iniciou dia 18 de Abril e que se resumia a Capital, pode ter ampliação com a adesão de mais 1.600 médicos que integram os 23 hospitais do estado, a qualquer momento. Eles reivindicam que o projeto de lei aprovado em maio de 2010, que incorpora a gratificação de R$ 2.200 em duas parcelas (maio e dezembro/2011), seja cumprido. O impasse entre a categoria e o Governo do Estado iniciou há um mês, quando os médicos contratados em novembro do ano passado decidiram suspender o atendimento até que os salários atrasados de nove meses fossem pagos.

Em Natal, após uma greve que durou 13 dias, os 250 agentes de endemias podem voltar a paralisar suas atividades a partir de amanhã. A decisão sobre a nova paralisação será tomada pela categoria ainda hoje, após audiência da diretoria do Sindicato dos Agentes de Saúde do Rio Grande do Norte com a prefeitura. Desta vez, os funcionários terão o apoio dos 608 agentes comunitários de saúde (ACS), que trabalham na Estratégia de Saúde da Família de Natal.

Já os Policiais Civis decretaram início da greve desde ontem, 17, em todo o estado, mantendo apenas serviços de Urgência. A segurança está sendo feita pela Polícia Militar segundo secretário de Segurança Publica do estado.

(Organização Claudio Lima)