terça-feira, 24 de maio de 2011

Moradores questionam “estouro” de açude

Da Redação Gazeta do Agreste
















Açude que servia a população do Frei Damião foi estourado


Um açude existente há cera de 40 anos no conjunto Frei Damião, em Nova Cruz, que servia a população foi misteriosamente estourado. Os moradores indignados conversaram com a nossa reportagem e suspeitam que o estouro foi proposital, feito por pessoas a mando do dono das terras. “Comentam-se que ele mandou fazer isso porque pretende aterrar para construir casas no local”, disse uma moradora do bairro Frei Damião de Nova Cruz.

O açude de Aprígio – como é conhecido – localizava-se no município de Nova Cruz, nas proximidades do bairro Conjunto Frei Damião e Loteamento Terra Nova, fazendo fronteira com a Paraíba, e serviu a população para fins domésticos como abastecimento de água nas casas em tempos de seca, além da pesca.

De acordo com relatos de moradores, o fato aconteceu na madrugada de 2 de maio. “Vi máquinas indo em direção ao açude, mas não sabia do que se tratava. Somente pela manhã que vi o açude estourado”, contou um morador próximo.

As águas do açude desceram por um pequeno riacho que derrama suas águas no Rio Curimataú. Centenas de peixes morreram.

Nossa reportagem tentou localizar o proprietário do terreno para dar sua versão mas até o fechamento da matéria não foi localizado. Um morador do bairro disse ter feito uma denúncia ao IDEMA.

DO BLOG.: Independente de quem fez, esse absurdo mereçe uma ação enérgica da Promotoria Pública da nossa Comarca, independente de denúncia ou não, pois as fotos e o fato são notórios. É um grave crime ambiental.