sexta-feira, 20 de maio de 2011

CHUVAS : REGIÕES DO ESTADO REGISTRAM RIOS, AÇUDES E LAGOAS CHEIAS. GARGALHEIRAS SANGRA E CRIA ESPETÁCULO.


Rio Curimatau - rio temporário - nesta época do ano, tambem mostra seu espetáculo.














O volume de chuvas caídas nos últimos dias fizeram açudes, lagoas e até rios temporários encherem. Em Nova Cruz, vários açudes já sangram ou estão com sua capacidade quase que totalizada. O rio Curimataú há dias está com bom volume de águas, voltando a alegrar todo o "vale do Curimatau" na Paraíba - onde nasce - e todo o sul do Agreste e Litoral sul, do Rio Grande do Norte.

O espetáculo maior veio do "véu de noiva"que voltou a encantar a paisagem do sertão Seridó. Começou timidamente, mas sangrou ontem de manhã o açude Marechal Dutra, conhecido popularmente como Gargalheiras, em Acari, distante 201 km de Natal. O reservatório tem capacidade para armazenar mais de 40 milhões de metros cúbicos de água. No local, a movimentação de barracas com comidas e bebidas já começou. Os primeiros comerciantes começaram a se instalar assim que as primeiras gotas caíram, prometendo um final de semana com festa e comemoração.


Paredão de 25 metros de altura proporciona o "véu de noiva"

O Gargalheiras tem um paredão de 25 metros de altura, e a sangria vaza formando o que ficou conhecido como "véu de noiva", uma gigantesca cachoeira.

A sangria do Gargalheiras se segue a uma série de transbordamentos de açudes no interior do Estado.

PREVISÃO DO TEMPO

Não poderia ser outra: Chuva e mais chuva em todo o estado, principalmente no litoral Leste ( de Baia Formosa até touros) e regiões adjacentes como o Agreste, Mato Grande e Trairi, até o início da próxima semana. Os termômetros marcarão minimas de 21 e máximas de até 28 graus durante este período. Há previsões de possíveis temporais no epicentro da formação climática que se abate sobre o estado, que são as regiões citadas acima nas próximas horas. Alerta a Defesa Civil do RN.

(Matéria DNOLINE / /Adaptação ClaudioLima)