sábado, 30 de abril de 2011

Várzea/RN: inauguração do Núcleo de Cultura, Profª Gabriela Mauricio de Pontes


Veja aqui fotos da exposição no Núcleo de Cultura













Na tarde desta segunda-feira, 25 de abril de 2011, foi inaugurado na cidade de Várzea, o Núcleo de Cultura. A homenagem do Núcleo de Cultura foi para a idealizadora da "Semana da Cultura", Professora Gabriela Maurício de Pontes. A "Semana da Cultura", tradicional festa que acontece há 30 anos no município.


O Núcleo de Cultura, é um espaço destinado à mostra e à venda de artesanato e arte popular. Artes Visuais, Folclore, Teatro, Dança Música e Literatura, entrelaçados em um único espaço.O mesmo poderá ser visitado por alunos, professores e a todos que tenham interesse em conhecer a cultura do municípo de Varzea.

O Núcleo de Cultura de Várzea, é uma organização da Coordenação Municipal de Cultura.

Professora Gabriela Maurício de Pontes

O propósito primordial do Núcleo de Cultura é impulsionar conquistas no presente e futuro, por meio do aprendizado com as experiências do passado e presente. Simblicamente, ele representa a comunicação entre as gerações que integram a cultura varzeana. O Núcleo é um sólido acervo de experiências e ensinamentos, onde os visitantes poderão viajar pela história local, conduzidos pela fantasia e realidade de mergulhar no passado de forma dinâmica.

Assim, a memória de mais de 50 anos de realizações contribuirá para o fortalecimento da identidade cultural e a ampliação da visão histórica na formação de crianças e adolescentes. O Núcleo de Cultura foi criado com a finalidade de produzir, organizar, promover e incentivar as atividades artísticas e socioculturais através das diferentes formas de linguagem, visando a sustentabilidade do patrimônio histórico e cultural do município, na perspectiva de um espaço para consulta ao acervo de fotos, objetos, bem como um espaço destinado à mostra e à venda de artesanato e arte popular. Artes Visuais, Folclore, Teatro, Dança Música e Literatura, entrelaçados em um único espaço.

E criar um " "despertamento" para a importância de tias atividades na formação da comunidade, bem como um patrimônio cultural que é coletivo, cumprindo com o compromisso da Instituiçaõ, com a produção, a valorização e difusão do conhecimento, nessa relação entre arte, cultura e sociedade, as atividades deverão, portanto, estabelecer contato com todos os setores,alunos, professores, funcionários, estendendo essa rede à comunidade, externa de forma dinânimica, multi e transdisciplinar.

É sob esse aspecto que o Núcleo de Cultura irá cumprir o seu papel de valorização da cultura local e do fortalecimento da auto-estima dos cidadãos varzeanos. É dessa forma que a Prefeitura de Várzea implementará uma política que promoverá a inclusão e a igualdade, por meio da cultura.

Fonte VNT OLINE