terça-feira, 12 de abril de 2011

NOVA CRUZ COMEMORA STO EXPEDITO, PADROEIRO DO 8 BATALHÃO

(Aspecto da missa do ano passado em frente ao Batalhão)

O padroeiro da capela do 8º Batalhão de Polícia Militar de Nova Cruz, Santo Expedito, será festejado no período de 16 a 19 deste mês.

No dia 16, haverá missa de abertura, presidida pelo vigário paroquial, Pe. Janilson Macedo, seguida da apresentação da Banda de Música da Polícia Militar.

No dia 17, às 18 horas, abrindo a Semana Santa, haverá a Procissão de Ramos, que este ano sairá da capela Santo Expedito, com destino à Igreja Matriz, onde o Pe. Edsilon Nobre preside missa. No mesmo dia, após a missa haverá show religioso com Marcos Aurelio em frente a capela do Batalhão.

No dia 18, a missa será presdida pelo Pe. José Adelson e logo em seguida show com atração musical.

O encerramento da festa será dia 19, com procissão às 16h, seguido de missa. Durante o período da festa haverá quermesse após a missa. Veja abaixo fotos da festa realizada em 2010.


QUEM FOI SANTO EXPEDITO?


Ele foi chefe da 12ª Legião Romana, cognominada "Fulminante", estabelecida em Metilene, sede de uma das províncias romanas da Armênia.





Durante uma campanha da Germânia, na Hungria atual, o imperador Marco Aurélio foi cercado pelos bárbaros, ficando sem água e provimentos. Marco Aurélio orou como lhe ensinava sua filosofia e fez com que fossem feitos encantamentos pelos mágicos, companheiros indispensáveis, à época, dos exércitos.

A 12ª Legião, recrutada no Distrito de Metilene, na Capadócia, formada em grande parte por soldados cristãos, reuniram seus soldados fora do campo, onde ajoelharam-se e oraram ao verdadeiro Deus.

Esses milhares de homens em oração e com os braços abertos formaram um espetáculo tão estranho que os inimigos pararam surpresos. Uma chuva abundante se pôs a cair, foi quando os soldados romanos saciaram sua sede e fizeram o inimigo recuar.

Expedito, por ser cristão posteriormente foi perseguido junto com os cristãos a mando do Imperador Deocleciano.

Sabe-se que era concedido ao cidadão romano o privilégio de somente perecer pela espada e antes da decapitação, caso fosse soldado romano, deveria sofrer o suplício da flagelação.

Assim também ocorreu com Santo Expedito, depois de ser flagelado até derramar sangue, teve a cabeça decepada. Era o dia 13, das calendas de Maio, isto é, 19 de Abril de 303. Assim afirmam os martinólogos da época.

Seu culto se estabeleceu em sua pátria, transpondo o Oriente e passou para a Alemanha meridional. De lá se espalhou pela Itália, sobretudo na Sicília, na Espanha e difundiu-se pela França e Bélgica. Em várias igrejas do mundo apresentam-se estátuas representando Santo Expedito, com traje legionário, vestindo uma túnica curta e um manto jogado militarmente atrás das espáduas, tendo postura marcial. Em uma mão segura uma palma e na outra uma cruz.

(Matéria Claudio Lima / Fontes: Pascom N. Cruz e Site Vaticano / Fotos: Pascom)