quinta-feira, 28 de abril de 2011

ENCONTRO PROMOVIDO PELO S.A.R. Discute Participação da Sociedade nas Políticas públicas

PLENARIO DA CAMARA RECEBEU A REUNIÃO DE ARTICULAÇÃO DO SAR


TECNICO GERALDO PINTO FALANDO SOBRE A ATUAÇÃO DO SAR


PADRE EDILSON DANDO AS BOAS VINDAS A TODOS

PADRE ROBERIO, PRESIDENTE DO SAR, EXPLICANDO A ATUAÇÃO DESTE SERVIÇO



JOSÉ FARIAS PRES. ASSOCIAÇÃO DE CURRALINHO EM SUA FALA
SEVERINO DE SOUZA "COIA" VICE PRESIDENTE DO FUMAC - NOVA CRUZ, TAMBÉM LEVOU SUA PALAVRA
"BILUQUINHA" REPRESENTOU O SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS

TECNICO DO SAR MOSTRANDO CRONOGRAMA DE REUNIÕES DO SAR


O Serviço de Assistência Rural – SAR , da Arquidiocese de Natal, dentro do seu cronograma de trabalho, promoveu nesta manhã na Câmara Municipal de Nova Cruz, um Encontro Público com representantes da Sociedade Civil, Associações em geral e Gestores públicos, para apresentar à sociedade Novacruzense como se dá sua atuação, quais seus objetivos, sua missão, que metodologia de trabalho é utilizada, e sua área de atuação.

O SAR é um Serviço da Arquidiocese de Natal, mantido com recursos de ONG alemã, com atuação há 61 anos nas cidades das paróquias pertencentes à Arquidiocese, hoje presidido pelo Padre Robério Camilo, desenvolve um trabalho de articulação entre a sociedade, através de suas representações ( associações, entidades, cooperativas, etc) e os órgãos e poderes públicos, no sentido de garantir o devido acesso às decisões das políticas públicas nas áreas, social, educativa e de saúde.

Nestes 61 anos o SAR contribuiu efusivamente para criação de cooperativas agrícolas, Escolas radiofônicas, Sindicatos Rurais, Educação Política. Atuou conjuntamente com outros parceiros como FETARN, MST para mediação de Conflitos de Terra. Ariticula junto às associações as escolhas das prioridades nos Oraçamentos Participativos e nas escolas das Políticas Públicas a serem aplicados pelos gestores públicos (estado, municípios).

Em Nova Cruz técnicos do SAR já vem desenvolvendo vários trabalhos, incluindo reuniões periódicas com conselhos municipais, entidades, associações, e poderes públicos, através de seus representantes, atuando dentro de sua missão e objetivos específicos.

Na reunião desta manhã, formaram a mesa diretora dos trabalhos, Padre Robério Camilo, atual Presidente do SAR – Arquidiocese de Natal, Pe. Edilson Nobre, Administrador Paroquial de Nova Cruz, Sérgio Pimentel , Chefe de Gabinete e no ato representando o Prefeito da cidade, Vereador Luiz da Costa Prudêncio, Presidente da Câmara e Vereador Humberto Martins.

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Cruz, FUMAC, Conselhos Tutelar e Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes –CMDCA, Articuladores no município para o selo UNICEF, Conselhos Municipais da Saúde, Educação e Assistência Social, e entidades estudantis, além de populares compuseram a assistência.

Padre Robério explicou sobre a atuação do SAR que hoje compõe os municípios de São Pedro, São José do Campestre, Serra Caiada, Passa e Fica, São Tomé, São Paulo do Potengi, Santa Cruz, Santo Antonio e Nova Cruz. Ele conclamou a sociedade Novacruzense para um engajamento de todos no processo de tornar as Políticas Públicas mais participativas.

Padre Edilson reafirmou que há uma grande necessidade da Sociedade Civil organizada através de suas representações se aprofundar nos temas mais importantes nas áreas da saúde, educação e assistência social através de novos encontros, audiências públicas, nas diversas áreas.

Geraldo Pinto, Técnico do SAR que fez a explanação das ações do SAR, também deixou claro que a “população tem de participar das coisas da sua cidade, cobrando, dando opiniões, apontando as prioridades, e SAR está a disposição da sociedade para orientações neste sentido.

Em seguida, foi facultada a palavra aos presentes, onde se abriu um debate sobre as atuações das entidades ali presentes e suas responsabilidades como articuladoras no processo da aplicação das políticas públicas no município.

Várias outras reuniões serão realizadas neste ano. Dentro do cronograma, as reuniões Regionais ( do agreste) serão as seguintes: 21 de Maio em Santo Antonio. Dia 16 de Julho em Passa e Fica e dia 08 de Setembro em Nova Cruz.

INFORMAÇÕES OU CONTATOS COM O SAR:

Av. Floriano Peixoto 674, Tirol, Natal - Fone 84 - 3615-2800

E-mail: sar@arquidiocesenatal.ogr.br

(Matéria PASCOM / Fotos Claudio Lima Pascom)