quinta-feira, 14 de abril de 2011

D MATIAS COMPLETA 75 ANOS E SE PREPARA PARA DEIXAR O ARCEBISPADO.


(DOM MATIAS PATRICIO DE MACEDO)

Logo mais às 18 horas, D. Matias Patrício de Macedo celebra com seu pastoreiro e familiares, a Missa de Ação de Graças pelos seus 75 anos de vida. Cerca de 9 Bispos do Regional Nordeste 2, e Padres do estado todo, e autoridades do RN, confirmaram presenças na Celebração na Catedral Metropolitana em Natal.

Um jantar de confraternização será oferecido aos convidados logo em seguida no Seminário São Pedro, na rua Campos Sales, Tirol.

Segundo o Direito Canônico, todo Bispo ou padre ao completar 75 anos envia uma carta ao seu superior eclesial solicitando a aposentadoria. No caso dos Bispos, Arcebispos, Cardeais a Carta é enviada ao Papa Bento XVI que posteriormente decreta a aposentadoria.

PROCESSO


O Arcebispo Metropolitano de Natal informou que depois de encaminhada o pedido de renúncia ao cargo, previsto aos 75 anos no Direito Canônico, o Papa vai dizer se aceita uma resposta que é normalmente sim. Depois, explicou ele, inicia-se um processo de consultas, “que decorre em segredo”, no qual o próprio Arcebispo e o clero do Rio Grande do Norte são ouvidos.

Dom Matias Patrício disse que esse processo pode ser rápido ou demorado, lembrando o caso do arcebispo dom Heitor de Araújo Sales, que mesmo depois de encaminhar carta-renúncia ao Vaticano, ainda ficou dois anos no exercício do governo da Arquidiocese Metropolitana. Outro caso citado por ele foi o do norteriograndense D. Eugênio de Araújo Sales, que mesmo depois de ter completado 75 anos, permaneceu cinco anos à frente da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Mesmo que deixe, nos próximos dias, a Arquidiocese Metropolitana, dom Matias Patrício disse que não vai ficar parado, continuará celebrando suas missas “e ajudando as paróquias que quiserem no interior”.


“Não vou ficar em berço esplêndido”, chegou a dizer dom Matias Patrício, que espera a presença do povo e dos fiéis na missa de hoje à noite, na Catedral Metropolitana de Natal.







(Matéria Claudio Lima / FONTE PASCOM NCruz)