segunda-feira, 21 de março de 2011

FORUM AMBIENTAL – DISCUSSÕES E AÇÕES DE FATO PARA EM BENEFÍCIO DO NOSSO MEIO AMBIENTE.

(Aspecto da mesa diretora do Forum)


(Representantes da sociedade civil presentes ao Fórum)

Como parte das ações que devem ser desenvolvidas durante a Campanha da Fraternidade que enfoca discussões em torno do nosso meio ambiente, a Paróquia de Nova Cruz realizou na última quinta-feira, 17, no auditório do Colégio N.S. do Carmo, o I FORUM AMBIENTAL.

A mesa diretora foi constituída pelo Padre Edilson Nobre, administrador paroquial, Francisco Assis – Chiquinho, Secretario de Meio ambiente do Município, Dr. Pedro Lopes, Promotor de Justiça da Comarca de Nova Cruz, Capitã Helena, do 8º Batalhão de PM de Nova Cruz, Professor Valdic da Silva(UFRN), Professor Djair (CNSC) e Pastor Vieira, presidente do CMDCA de Nova Cruz.

(Matéria Claudio Lima / Fotos PascomNc)

O Fórum teve como tema: Aquecimento Global, causas e consequências. Que teve a explanação do professor Valdic, e que serviu de fomento para as discussões em torno do que nós paroquianos devemos ou estamos fazendo em favor do nosso meio ambiente.

Um dos pontos principais foi o discurso do Promotor Dr. Pedro Lopes informando aos presentes ( platéia formada por representantes da Sociedade Civil organizada, professores, alunos da rede pública), as ações desenvolvidas pelo Ministério Público em relação ao tema. Destacou ele que o MP contornou um grave problema na cidade que era a criação de suínos de forma irregular por várias pessoas dentro da cidade, criando situações de risco à Sociedade e ao meio ambiente. Hoje depois de seguidas reuniões promovidas pelo MP, foi criada a Associação dos Criadores de Suínos, foi constituído um local apropriado para que eles pudessem desenvolver esta atividade econômica sem haver danos para as pessoas e para o meio ambiente.

Também foi mostrado que muitas pessoas em suas atividades particulares ou até mesmo de forma voluntária criam ações que possibilitam cuidar do meio ambiente: pessoas que catam lixo para reciclagem; pessoas que fabricam utensílios e objetos com material de refugo; pessoas que lideram comunidades e mantém logradouros limpos e organizados, etc.

Por parte do poder Executivo o Secretário Chiquinho disse que existe uma preocupação com a coleta do lixo. Muitas pessoas não respeitam os dias e horários das coletas e jogam lixo nas ruas causando muitos problemas. Ainda segundo Chiquinho, a Prefeitura está prestes a trazer para Nova Cruz uma usina de Reciclagem e reutilização do material reciclado na construção Civil, gerando emprego, renda e ajudando a conservar o meio ambiente.

Segundo Padre Edilson, A Igreja com a Campanha da Franternidade e seu tema deste ano, busca fazer a sociedade a conhecer e a debater seus problemas ambientais, incitando por fim o comprometimento desta sociedade em ações que minimizem esses problemas ou mesmo os solucionem.

(Matéria Claudio Lima / fotos: PASCOM N CRUZ)