quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Defesa Civil apresenta relatório das áreas com risco de inundação


(Açude Guarita está com paredes deterioradas com chuvas)

(Máquinas do DER estão no local reforçando as paredes para evitar rompimento)



Por Assecom

Elisa Elsie

A Defesa Civil do Governo do Estado apresentou na tarde desta segunda-feira, 31, o primeiro relatório das áreas afetadas e áreas de risco em seis municípios atingidos pelas fortes chuvas deste ano. No período de 19 a 26 de janeiro representantes da Comissão de Defesa Civil - CODEC, composta pela Secretaria de Justiça e Cidadania - SEJUC e Corpo de Bombeiros visitaram seis municípios que apresentam áreas de risco: Assu, Jucurutu, Ipanguaçu, Apodi, Tangará e São Paulo do Potengi.

Tangará

Em Tangará, onde a parede do açude Guariba ameaça romper ocorreu a ampliação da erosão no último sábado. O Governo do Estado deslocou um trator do Departamento de Estradas e Rodagens - DER para atuar na recuperação da parede, a prefeitura alugou outro trator e o DNOCS disponibilizou caminhões caçamba. O Corpo de Bombeiro orienta a população a evitar tomar banho no açude ou permanecer nas proximidades. A prefeita Maria Edice Félix alertou a população e decretou estado de alerta no município.

Barragens Armando Ribeiro e Santa Cruz estão com 70% da capacidade

A avaliação feita pela Defesa Civil do Rio Grande do Norte constatou que as barragens Armando Ribeiro Gonçalves no município de Assu e Santa Cruz, em Apodi, atingiram 70% da capacidade de armazenamento, faltando 4,5 metros para atingir o primeiro sangradouro.

Assu

Em Assu foi constatado erosão na parede externa da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, o que mostra a falta de manutenção, riscos de inundação e isolamento nos bairros Lagoinhas e comunidades de Linda Flor, Santo Antonio, Martins, Estevão e Ilha Forte, favela Belo Horizonte.

Potengi

No município de São Paulo do Potengi, foi constado risco de inundação nos bairros Santos Dumont, Assunção, Antonio Gomes, Juremal e Novo Juremal com a sangria da barragem Campo Grande, que está com comporta aberta para aumentar a vazão.

Prefeitos podem solicitar ajuda diretamente do Governo Federal

ORIENTAÇÕES

A CODE realizou em Boa Saúde, município vizinho a Tangará, reunião com a prefeitura e representantes da Comissão Municipal de Defesa Civil - COMDEC - para informar sobre o risco de alagamento caso o açude Guariba tenha sua parede rompida ou venha tomar grande quantidade de água e transborde. O coordenador da Defesa Civil do estado, cel. Josenildo Acioli confirma que Tangará e Boa Saúde são os municípios com maior risco de alagamento naquela região, além de Monte Alegre e o distrito de Cacimba de Baixo.


(Fonte ASSECOM/PREF. TANGARÁ - Fotos Nominuto/Pref. Tangará/VCartigosenoticias)