terça-feira, 9 de novembro de 2010

NOVA CRUZ – E AGORA JOSÉ?


Sabe-se dos problemas que as prefeituras no Brasil estão enfrentando pelas perdas nos valores dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios - FPM.

No entanto, observa-se que administradores PRUDENTES e SENSATOS desde o início de suas administrações - Janeiro de 2009 - , atuaram com extrema cautela, ordenando apenas despesas necessárias, com o objetivo de não terem que tomar medidas DRÁSTICAS posteriormente, caso se agravasse a crise.

Lembra-se que em 2008, os então PREFEITOS ELEITOS foram conclamados pela FEMURN-Federação dos Municípios do RN, para um Encontro Estadual em Natal, onde o Presidente Prefeito Benes Leocádio, já alertava para o agravamento da queda dos valores do FPM e que seria necessário que os novos Prefeitos tivessem toda a Prudência e Cautela no início de suas gestões, para não cometerem atos que prejudicassem o município.

Em Nova Cruz, a partir de Janeiro de 2009, o que se viu foram atitudes administrativas descabidas, que foram exatamente de encontro aos “conselhos” e “alertas” dados pela FEMURN: Contratações de pessoal em excesso, Contratações de imóveis com valores superlativos, Contratações de bandas caras para festas, Contratação da Empresa para coleta de Lixo com valor mensal de 30 mil Reais mais caro que a anterior, Descaracterização de Obras públicas com pinturas desnecessárias na maioria delas - como no pórtico de entrada da Cidade que teria sido construído cinco meses antes - agregação de veículos ou de equipamentos ao município de forma impensada e descontrolada, em fim, uma grande quantidade de atitudes da atual administração que geraram despesas com valores além da capacidade de quitação da Prefeitura. Resultado: o atual Prefeito se viu obrigado a tomar medidas drásticas, severas, impopulares, como: atraso de pagamentos de contratos, demissões, atrasos nos repasses da Câmara Muncipal, atrasos nos pagamentos de fornecedores e até mesmo de comissionados, atraso no repasse para a CAIXA ECONOMICA FEDERAL dos valores DESCONTADOS em contra cheque dos empréstimos de vários servidores que inclusive os colocou no SPC/SERASA (descupem a falta de ponto e vírgula, é que não dá condições) , etc,etc.

É bom lembrar que o FPM é um tipo de recurso. Mas há outros recursos que estão vindo absolutamente de forma normal como: o do SUS, o do FUNDEB, sem falar de outros que não foram ainda utilizados como os do Estádio Municipal, os para as compras dos ônibus escolares. E onde estão os recursos oriundos da COBRANÇA DA CONTRIBUIÇÃO DE ILUMINAÇÃO PUBLICA?

É com base nestes fatos que você pode ter um parâmetro para verificar, comparar e por fim, tirar suas conclusões se em Nova Cruz, a atual administração é PRUDENTE E SENSATA.

É necessário se conhecer o que acontece, para se poder ter uma visão crítica sobre como anda a administração pública municipal de Nova Cruz. É com esta visão, que você pode ler agora uma matéria publicada pelo professor João Maria que assim o diz:

“Em ritmo de marcha fúnebre, o programa institucional de prefeitura de Nova Cruz que foi ao ar neste sábado (6) foi destinado para lastimas e lamentações do prefeito Flávio Azevedo. Ainda alegando a crise que passam os municípios em virtude da queda do FPM, o prefeito anunciou demissões, redução do número de veículos agregados, fim de gratificações, como a única forma de garantir a folha de pagamento de pessoal...
Com tom de voz como se estivesse muito sacrificado com sua atitude, o prefeito colocou a culpa no governo federal e perguntou varias vezes ao âncora do programa “...e você no meu lugar, o que faria?” (postado por professorjoaomaria.blogspot.com).

Do Blog: E você amigo novacruzense o que responderia ao Prefeito?

Há!!!... Uma boa dica foi o que disse o Professor Francinaldo Matias, que coordenava a UERN em Nova Cruz, quando se referiu à atual administração:


“A partir de agora eu não quero mais participar desse GOVERNO DESGOVERNADO que desclassifica as pessoas. PODE ME EXONERAR! Eu só quero que o Sr. me pague os 8 meses de salário atrasado.”

(Matéria corrigida, Claudio Lima)