quinta-feira, 4 de novembro de 2010

ENEM – Especialista dá dicas sobre o ENEM que terá provas neste final de semana.


Os dois dias de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 vão exigir dos mais de 4 milhões de estudantes inscritos uma "preparação de São Silvestre", a famosa corrida paulistana de fim de ano.

"Comparo [o Enem] a uma maratona, em que o controle da energia é fundamental para o atleta. No Enem também é assim: se ele optar por estudar muito na véspera, vai ficar tão cansado que o que ele ganhou de conhecimento ele vai perder em atenção na prova", explica o professor Marcelo Dias Carvalho, coordenador de matemática do cursinho Etapa. O exame será aplicado no próximo sábado (6) e no domingo (7).

Segundo Carvalho, o principal fator de "perda de pontos" no exame é a falta de atenção na leitura dos enunciados, de acordo com pesquisa feita no cursinho. Uma leitura desatenta leva à escolha da alternativa errada, uma vez que, em boa parte das questões, a resposta já está dada na própria pergunta.

O segundo fator de perda de pontos na prova, também ligado ao cansaço, é a distração na hora de fazer cálculos. Erros por falta de conhecimento, no Enem, ocorrem com menor frequência, afirma Carvalho. "Nesses dias antes da prova, é importante que o estudante tenha um tempo para ele descansar, relaxar no sentido do equilíbrio emocional. Ir ao cinema, dormir mais horas, ficar com a família, ver TV ou fazer uma atividade que faça bem para ele são fundamentais para o sucesso no Enem", diz.

Antes do exame, o estudante deve fazer uma boa refeição, para que não sinta fome durante o exame. "É como um almoço de hospital. O estudante deve almoçar por volta das 11h para chegar antes das 13h ao local de prova", diz Nascimento.


(Matéria Claudio Lima / Reportagem: UOL NOTÍCIAS - FOLHA DE SÃO PAULO)