segunda-feira, 27 de setembro de 2010

ARQUIDIOCESE REVERENCIA MEMÓRIA DOS PROMARTIRES DO CUNHAU E URUAÇU

(Fazenda Cunhau)

(Capelinha N.Sra das Candeias onde aconteceu o Morticinio do Cunhau)



Apesar de ser dia 03 de Outubro a data oficial de celebrações em memória dos Mártires das comunidades de Cunhaú (Canguaretama) e Uruaçu (São Gonçalo), mas devido às eleições gerais recaírem neste dia, a Arquidiciocese de Natal celebrou ontem a data.

Cerca de 10 mil pessoas vindas de diversas parte do estado participaram da programação em Uruaçu. Às 16 horas aconteceu um belo e emocionante show com Padre Zezinho e Grupo. Ele fez um show eclético com antigas e novas canções de sua autoria que emocionaram ao grande público presente.
(Aspecto do emocionante show com Pe. Zezinho)

Em seguida, às 18 horas iniciou-se a Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo de Natal, D. Matias Patrício. O evento foi finalizado com um show piroténico.

Da Paróquia de Nova Cruz, cerca de 300 pessoas foram até Uruaçu em um comboio de 7 ônibus e carros menores participar do evento. Antes os fiéis puderam passar por Canguaretama, em Cunhau onde puderam conhecer o Santuário recentemente inaugurado e a Capelinha de N. Sra das Candeias onde aconteceu o primeiro morticínio.

Seguiram até Natal, onde visitaram a Catedral Metropolitana e em seguida conheceram o Santuário dos Mártires no Bairro de Nazaré. E por fim se deslocaram até Uruaçu para participar da belíssima homenagem aos pro mártires que foram beatificados em 2000 pelo saudoso Papa João Paulo II.
(Catedral Metropolitana - Missa celebrada por Pe. Aerton)
(Santuário dos Martires no Bairro Nazeré em Natal)

Os Mártires de Cunhau e Uruaçu foram mortos pelos invasores holandeses (calvinistas) no ano de 1624 por proclamarem a fé Católica. Esses morticínios chocaram a todos, mas por outro lado, fomentaram a fé e a coragem dos colonos em várias partes da capitania que ao se organizarem expulsaram os holandeses algum tempo depois.

(Matéria e Fotos: Claudio Lima)