sexta-feira, 13 de agosto de 2010

TRE/RN E SEGURANÇA NAS ELEIÇOES

Dirigentes de forças de segurança pública do Estado reuniram-se ontem (12) pela manhã no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) para tratar das ações que serão desenvolvidas durante o período eleitoral e no dia da votação. O encontro foi coordenado pelo presidente da Corte Eleitoral, desembargador Expedito Ferreira de Souza.
(ASPECTO DA REUNIAO NO TRE)


Ele lembrou que 20 municípios tiveram os pedidos de envio de força federal, feitos pelos juízes das respectivas zonas eleitorais, deferidos pelo Tribunal. O próximo passo é a apreciação dessas solicitações pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Utilizamos um critério muito rigoroso na análise desses pleitos, observando a situação de cada cidade” – destaca o presidente do Tribunal.

O secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, Cristóvam Praxedes, enfatiza que as condições são favoráveis à garantia da segurança das eleições, destacando a importância da presença das tropas federais nas localidades onde o clima de disputa estiver mais acirrado.

Representando o Comando da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, o coronel Alexandre Moreno, chefe da 4ª Seção (Logística) lembra que o planejamento da distribuição das tropas leva em consideração a o transporte de pessoal e alimentação, entre outros aspectos.

Responsável pela força formada por cerca de 10.600 homens e mulheres, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, disse que a PM estará presente com contingente em todos os municípios e que naqueles em que haja a participação dos soldados do Exército, o reforço é bem vindo.

PEDIDOS DE TROPAS FEDERAIS NO RN

Confira as Zonas Eleitorais que pediram tropas federais já deferidos pelo TRE/RN :

- 7a ZE SÃO JOSÉ DE MIPIBU : São José de Mipibu
- 30ª ZE MACAU : Macau e Guamaré
- 31ª ZE CAMPO GRANDE : Campo Grande, Paraú e Triunfo Potiguar
- 35ª ZE APODI : Apodi, Severiano Melo, Itaú, Felipe Guerra e Rodolfo Fernandes
- 36ª ZE CARAÚBAS : Caraúbas
- 38ª ZE MARTINS : Serrinha dos Pintos
- 44ª MONTE ALEGRE : Lagoa Salgada
- 45ª CAICÓ : São Fernando e Timbaúba dos Batistas
- 47ª PENDÊNCIAS : Pendências e Alto do Rodrigues
- 48ª PEDRO AVELINO : Pedro Avelino
- 52ª SÃO BENTO DO NORTE : Galinhos

Zonas : 11
Municípios : 20
Eleitorado : 176.707 cidadãos aptos a votar


(Fonte: TRE/RN)