sexta-feira, 10 de junho de 2022

Apagando a memória histórico-administrativa de Nova Cruz.

 
Percebo que nesses últimos anos a atual gestão vem promovendo um verdadeiro "apagão" na memória histórico-administrativa de Nova Cruz, ao deixar de dar manutenção em vários equipamentos públicos construídos por outros gestores - cada um com sua simbologia histórica e cultural da época em que foi edificada - e simplesmente derrubando os mesmos e em seus lugares construindo outros que, ou tem nada a haver com o anterior, ou que distorcem totalmente a originalidade daquele que existia.

E exemplifico: A derrubada da praça pública de Lagoa Limpa - Nossa Senhora dos Pobres, no largo da Igreja que foi construída por Cid Arruda. O atual prefeito não fez a devida manutenção e ainda por cima derrubou. Em seu lugar nada foi feito e ainda construiu uma outra praça em outro lugar na mesma comunidade.

Outro exemplo foi a derrubada, por parte da atual gestão, da praça Dix Sept Rosado, construída na gestão de Luiz Moreira Neto. Em seu lugar construiu uma nova praça que em nada tem haver com  a edificação da antiga, apagando mais uma memória histórico-administrativa.

(praça Dix Sept Rosado antes da sua derrubada)

A praça do "marco zero", construída por Cid Arruda, com suas belíssimas Cruzes em madeira de Lei, que marca o fato da colocação da Cruz de Inharé pelo Frei Serafim de Catânia, iniciando a nova história da "Nova Cruz", é outro exemplo de desprezo pela memória histórico-administrativa promovido pela atual gestão que criou um espaço fora da original, colocando nesse espaço estátuas-personagens, algumas das quais, nada tendo a haver com a história original já mencionada. Distorção da história primordial de nossa cidade.

(praça do Marco Zero)
(estátua de Frei Serafim de Catânia ao lado da representação do Cilo - que não faz parte da história inicial de Nova Cruz)

Na praça Dalva Manso, que passou anos abandonada pela atual gestão foi criado o monumento do "cacimbão". O local nada tem a haver com o local original " a rua do cacimbão" que  em outrora, tinha a grande cisterna que abasteceu com água, a população nova-cruzense. Mais uma desvirtuação da nossa história.

(praça Dalva Manso na inauguração na gestão de Cid Arruda, e acima o abandono atual )
(representação do cacimbão edificada no local não original)

O prefeito retirou os vários bancos feitos de madeira de lei, no largo da matriz, que permitiam dezenas de pessoas sentadas e que faziam parte do conjunto arquitetônico construído por Cid Arruda. Em seus lugares colocou bancos de cimento pintados de verniz que cabem 2 pessoas apenas. Desvirtuou totalmente a originalidade do patrimônio. Os bancos que eram de madeira nobre, que tinham pelo menos 30 anos de durabilidade foram arrancados destruídos e colocados em um monturo na Secretaria de Obras da cidade. Um total desrespeito ao patrimônio cultural da cidade. Gastos públicos desnecessários.
(bancos eram de madeira nobre e permitiam sentarem-se até 08 pessoas por conjunto)

Na avenida Coronel José de Brito, bancos similares lá existentes, também foram arrancados para a realização de obras de recuperação dos canteiros centrais.  O temor é que eles também tenham o mesmo destino dos que existiam no largo da matriz. Seria um desperdício irresponsável de material de primeira qualidade.
(aspecto da avenida na gestão de Cid Arruda, bancos faziam parte da arquitetura dos canteiros)
(bancos sendo arrancados na atual gestão)

Temos a informação de que brevemente uma nova estátua de Frei Damião será colocada no bairro Frei Damião. A pergunta é: Vão arrancar a estátua de pedra de Frei Damião que já existe no bairro? A estátua é de pedra não se quebra. Foi edificada na gestão de Cid Arruda há anos, feita pelo artista plástico Paulo César Rhasec - um dos mais renomados do Nordeste. 


(Saudoso João Ramos - morador do bairro, prefeito Cid e o artista plastico Paulo Rhasec)

Nela há promessas feitas por milhares de pessoas ao longo dos anos. Será que não vão respeitar a espiritualidade das pessoas? 

Nestes meus mais de 30 anos de comunicador profissional nunca vi, por parte de um prefeito, tamanho desrespeito para com as obras edificadas por gestores anteriores e/ou desvirtuamento da nossa história. Infelizmente é o que percebo da atual administração de Nova Cruz.

Matéria Claudio Lima