sexta-feira, 19 de novembro de 2021

POLÍTICA NACIONAL: Confira as principais notícias desta semana

POLÍTICA NACIONAL- Por Claudio Lima: 

O ex-presidente Lula realizou durante a semana visita à França, como convidado para conferências naquele país. Na oportunidade foi recebido com honras de chefe de estado pelo presidente Emanoel Macron. Fato que demonstra o prestígio que Lula mantém no exterior, um fator que pode ser preponderante na corrida presidencial do próximo ano, avaliam analistas políticos em sua grande maioria.

O Presidente Jair Bolsonaro também esteve no exterior, visitando países árabes com o objetivo de fortalecer as relações entre o Brasil e as nações da região do Golfo Pérsico. Ele também tentou sinalizar aos investidores internacionais de que o Brasil está retomando o crescimento econômico e assim captar novos investimentos para o país.
O Pré candidato pelo PODEMOS, o ex juiz Sérgio Moro é um dos que sinalizam que governará, caso eleito, com membros do CENTRÃO. Em entrevista ao GLOBO, ele afirmou que "existem pessoas de bem no centrão, não podemos generalizar". Ele se intitula "ponta de lança" do projeto de renovação para o Brasil que sua pre candidatura quer almejar para o país, que tem como principal ponto a "despolarização" da política atual e suas consequências para o país.


O PSDB realiza as suas prévias nacionais neste domingo, 21, para definir o representante do partido que poderá disputar as eleições para presidente. O atual governador de São Paulo, João Dória é o principal nome. Concorrem ainda Arthur Virgílio e Eduardo Leite. A pergunta é: Diante dos resultados, o partido seguirá unido?
Ciro Gomes, outro nome que tenta encabeçar uma terceira força para as eleições do próximo ano para presidência, também passou a semana em encontros, principalmente com lideranças do seu partido, para buscar uma união de pensamentos, depois que parte da bancada do PDT votou a favor do governo sobre a questão dos precatórios, o que deixou o pré candidato irritado a ponto de declarar que poderia não ser mais candidato no próximo ano. Os discursos da semana de Ciro foram direcionados contra Sérgio Moro, que busca ser igualmente, uma terceira força política no país.