terça-feira, 29 de junho de 2021

CPI no RN: Quarta-feira de definições.


(Por Claudio Lima)

Um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI assinado por dez deputados estaduais que fazem oposição ao governo de Fátima Bezerra (PT) foi acatado pelo presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB) em 18 de junho. De lá pra cá ocorreram várias reuniões e ficou decidido que a CPI terá 05 membros titulares que deverão ser escolhidos e homologados nesta quarta feira, 30 de junho, mediante as regras pré-acordadas pelas lideranças partidárias e pelo presidente da Casa.

O nome a ser escolhido para a presidência da Comissão deve mesmo ser o do deputado Kelps Lima do Solidariedade e pelo menos dois membros da oposição tidos como certos para a compor a CPI são: Gustavo Carvalho (PSDB) e Getúlio Rego (DEM).

A CPI irá investigar e apurar se houve desvios em contratos feitos pelo governo durante a pandemia. Dentre eles o polêmico contrato firmando junto ao Consórcio Nordeste em que foram gastos mais de 5 milhões de Reais. 

O QUE DIZ A OPOSIÇÃO

(Dep. Kelps Lima - SOLIDARIEDADE - líder da oposição na AL/RN)

O bloco oposicionista diz que há indícios de irregularidades em algumas contratações e gastos dos recursos para o combate à pandemia no estado e esperam que a CPI tenha como resultado a comprovação destas suspeitas.

O QUE DIZ O GOVERNO E O BLOCO SITUACIONISTA

A governadora Fátima Bezerra em nota afirmou que está tranquila quanto a lisura dos atos praticados durante a pandemia pelo seu governo. Citou que a OGU já emitiu parecer prévio que aprova os gastos e ações praticados com os recursos e que está certa de que a CPI chegará ao veredito de que não houve nenhuma irregularidade que comprometa seu governo.