domingo, 18 de abril de 2021

CNSC - 80 ANOS "Educar para Libertar".

 

Minha turma concluinte 1985

Este é meu diploma de conclusão do Ginasial - 8ª série (hoje 9º ano do Fundamental II) no Colégio de Nossa Senhora do Carmo em 1985. Documento que guardo com grande carinho e emoção. Pois foi neste educandário que iniciei meus primeiros passos da leitura e da matemática, pois a educação básica tive com minha segunda mãe, Dalva Manso (in memorian). Era a década de 1976 quando ingressei no jardim da infância com a querida Irmã Beatriz e lá fiquei até 1977. Depois estudei na Escolinha Santa Verônica - anexo do Colégio (1ª e 2ª séries - 1978 e 1979) com a saudosa Irmã Luíza, e conclui o primário ( 3ª e 4ª séries - 1980 e 1981).

No ginasial, entre 1982 a 1985 (5ª a 8ª séries) foram inúmeras as pessoas entre professores, irmãs e funcionários do Colégio que vêm à minha lembrança. Destaco as irmãs fundadoras do CNSC, Rafaela e Sacramento e as madres Salvador, Irmã Ana Maria, Maria Valéria e Irmã Irene. Além de tantas outras freiras como Silvia, Florida, Rosário, Inácia, Cristina, Juliana, Irmã Apolônio, Irmã Zita, o capelão Padre Normando (in memorian), Pe. Matias Patrício, além de professores como Elias, Manoel e Chiquinho, Valeria Pimentel, Fátima Moura, Socorro Pinto e seu pai, Maria Jose de Terezinha Batista, Iram, Fatima de Olival, Tenente Walfredo, Sub Lima, Cap Paiva,  Lourdes Nery, Professor Pedrinho, Marinalva Silva, Lourdes Silva, Amaro, do amigo Gilberto da portaria e seu José, e os dois Chicos e muitos outros que fizeram parte da minha vida estudantil no Colégio octogenário.

Também foram muitos os coleguinhas que estudaram comigo nesses anos de bancada do CNSC, e aqui peço para não expressar nomes, para não cometer a injustiça do lapso de memória, pois todos, todos moram nas minhas lembranças e no coração.

Destaco que hoje sou formado em Letras pela UEPB, porem tudo que aprendi sobre a nossa língua materna proveio dos ensinamentos, inicialmente de Dalva Manso, de Irmã Beatriz, Irmã Luiza, Professora Valéria Pimentel e na conclusão do ginasial, da Irmã Ana Maria, esta última que nos trouxe todos os conhecimentos técnicos, dos quais viria a retomá-los na faculdade.

Com satisfação fui convidado como ex aluno e na qualidade de radialista para mediar 5 lives com 5 ex alunos e que muito me honrou.

(Foto: Abilio Alves e CNSC - acima: CNSC nos dias de hoje/ abaixo: CNSC dos meus tempos)

E dentro das comemorações desta segunda feira, 19 de abril de 1941, data jubilosa do CNSC, será celebrada Missa em Ação de Graças pelos seus 80 anos às 08h da manhã, na quadra local, com presenças de autoridades da cidade e do Instituto Irmãs franciscanas do Bom Conselho, com transmissão pelas redes sociais do CNSC e da Paróquia e pela Rádio Curimataú FM, 103,5 MHz.