segunda-feira, 8 de março de 2021

DIA DA MULHER: Conheça as origens

Matéria G1

Adaptação Claudio Lima

A emblemática data de 08 de março não é apenas uma dedicação às mulheres, como muitos pensam. Na verdade é um marco de lutas contra as violências de gênero, contra o racismo, contra as explorações de trabalho.

Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20.

Hoje, a data é cada vez mais lembrada como um dia para reivindicar igualdade de gênero e com protestos ao redor do mundo — aproximando-a de sua origem na luta de mulheres que trabalhavam em fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.

O “oito de março” relembra as campanhas das mulheres nos principais países como: Estados Unidos, França, Alemanhã e Rússia, dentro do movimento socialista para exigir seus direitos — as condições de trabalho delas eram ainda piores que as dos homens à época.

A origem da data 08 de março, escolhida para celebrar as mulheres tem algumas explicações históricas:

Em Nova York o fatídico incêndio, no dia 25 de março de 1911, na Triangle Shirtwaist Company, quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens (na maioria, judeus), que trouxe à tona as más condições enfrentadas por mulheres na Revolução Industrial.

No entanto, há registros anteriores a esse episódio que trazem referências à reivindicações de mulheres para que houvesse um momento dedicado às suas causas dentro do movimento de trabalhadores.

A grande passeata das mulheres em 26 de fevereiro de 1909, em Nova York nos Estados Unidos (foto abaixo)

Na Rússia, em 1917, milhares de mulheres foram às ruas contra a fome e a guerra(foto abaixo):

Em agosto de 1910, a alemã Clara Zetkin propôs em reunião da Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas a criação de uma jornada de manifestações.

               

Data foi oficializada em 1975

O chamado Dia Internacional da Mulher só foi oficializado em 1975, ano que a ONU intitulou de Ano Internacional da Mulher para lembrar suas conquistas políticas e sociais.