quarta-feira, 20 de maio de 2020

ELEIÇÕES 2020: Data de votação pode ser mudada mas sem prorrogação de mandatos.


O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sinalizou na terça-feira, 19, que a data das eleições municipais, prevista para outubro, deve ser adiada em razão da pandemia do novo coronavírus, porém deve ser ainda no ano de 2020 para que não haja prorrogação de mandatos.

O presidente Davi (Alcolubre, do Senado Federal) vai construir um grupo junto com a Câmara para que nós possamos discutir a questão da data da eleição, se nós vamos mantê-la no mesmo dia ou se a decisão do Parlamento vai ser modificá-la dentro do próprio mandato, uma outra data”, explicou Maia.

Então seria o adiamento da eleição sem prorrogação de mandato. Isso eu vi ontem, na discussão com os líderes, que essa é uma posição de quase unanimidade. A maioria dos parlamentares entende que podemos ter o adiamento, mas não devemos ter a prorrogação de nenhum mandato”, completou.

A data mais provável para o processo seja 15 de Novembro para que haja possibilidade, em caso de segundo turno, essa votação ser antes do final de Dezembro.