Decisão judicial: Suspende tramitação na Câmara Municipal de contas de Cid Arruda


Juiz entende que a “apreciação da Câmara de Vereadores do Julgamento das Contas feito pelo TCE que pode ser simplesmente anulado poderia trazer prejuízos elevados ao autor(Cid Arruda), já que o Ministério Publico de Contas pediu a anulação do processo no Tribunal de Contas em favor do Ex prefeito.


Em decisão proferida nesta terça feira, 22 de Outubro de 2019 o Juiz de Direito da Comarca de Nova Cruz, Dr. Márcio Silva Maia SUSPENDEU a tramitação na Câmara Municipal, do processo que investiga as Contas referentes a 2014 da gestão de Cid Arruda Câmara e como consequência tornou NULO o parecer da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal. Em resumo, toda a tramitação está suspensa até que sejam esgotados todos os recursos apresentados pela defesa do ex Prefeito no Tribunal de Contas do Estado - TCE/RN.

O Juiz salienta que a sua decisão em anular a tramitação das Contas na Câmara Municipal está edificada no fato do ex Prefeito ter recorrido da decisão do TCE e que “a apreciação da Câmara de Vereadores do Julgamento das Contas [...] poderia trazer prejuízos elevados ao autor" (CID ARRUDA), por entender que o julgamento no poder legislativo municipal é político e que caso fosse de Rejeição das Contas, Cid poderia sofrer vários prejuízos políticos inclusive sua inelegibilidade, mesmo diante do fato de ter recorrido da decisão, daí a urgência em anular a tramitação no poder legislativo até que se defina o caso no Tribunal de Contas.

Outro fato relevante citado pelo Magistrado para sua decisão de conceder a Liminar em favor de Dr. Cid Arruda, ou seja, pela anulação da tramitação na Câmara Municipal foi o parecer do próprio MINISTÉRIO PUBLICO DE CONTAS que ao averiguar o pedido da defesa de Cid Arruda no TCE emitiu parecer e voto favorável a ANULAÇÃO TOTAL DO JULGAMENTO DO TCE/ RN que rejeitou inicialmente as Contas: 

"Ora se o próprio Ministério Público de Contas pugna pela decretação da nulidade absoluta do processo 6630?2015, claro está que a apreciação da Câmara de Vereadores do Julgamento das contas feito pelo Tribunal de Contas que pode simplesmente ser anulado poderia trazer prejuízos elevados ao autor".

A expectativa agora da defesa de Cid Arruda Câmara é pela finalização do segundo Julgamento das Contas de 2014 no TCE que deverá ocorrer nesses próximos dias.

Postagens mais visitadas deste blog

Nova conquista no currículo educacional.

Parabéns amigo Chiquinho.

Transparencia? Será mesmo?