sábado, 22 de junho de 2019

CASA DE CULTURA PREPARA ANIVERSÁRIO DE 16 ANOS.

A Casa de Cultura, Palácio "Lauro Arruda Cãmara" em Nova Cruz, a primeira a ser inaugurada no Rio Grande do Norte pela Governadora Wilma de Faria e pelo então prefeito Cid Arruda Câmara completa no dia 16 de Julho, 16 anos de existência.

Para comemorar está sendo preparada uma ampla programação pela atual coordenação local e pela Fundação José Augusto - curadora das Casas de Cultura do RN, que envolverá diversas atividades culturais e sociais.

Neste sentido, o Coordenador Eduardo Vasconcelos está conclamando os agentes de cultura, líderes de grupos culturais, artistas em geral e representantes da sociedade civil organizada para participarem de uma reunião preparatória na segunda feira, 24 de Junho, para as definições da programação e das atrações que se apresentarão nesta data.

RELEMBRANDO.



Desativada na década de 1990, a antiga "estação de trens" como era chamada pela população, passou algulns anos abandonada. Em 2002 foi adquirida pela Prefeitura Municipal na primeira gestão do Prefeito Cid Arruda Câmara, através da Lei 867/2002, pelo valor de R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais) pagos com fontes dos recursos do FPM/ICMS/Recursos Próprios. A primeira intenção quando da aquisição do imóvel, eta transformá-lo no Centro de Arte e Cultura de Nova Cruz; sabendo da existência de um projeto para a criação de Casas de Cultura no interior do Estado, durante a primeira gestão da Governadora Vilma de Faria, o Prefeito Cid Arruda Câmara, efetuou a doação do prédio da Estação Ferroviária ao governo do Estado que providenciou em tempo recorde - 40 dias- a recuperação do prédio através dos técnicos da Fundação José Augusto e sob a orientação do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, preservando suas linha arquitetônicas. No dia 16 de julho de 2003 por ocasião do evento "Governo nas Cidades", foi inaugurada a primeira Casa de Cultura do Estado do Rio Grande do Norte: o Palácio Lauro Arruda Câmara.

Texto: Ilvaíta Maria Costa
Fonte: Prefeitura Municipal de Nova Cruz/RN