sábado, 17 de novembro de 2018

Paroco apresenta programação da Festa da Padroeira em Nova Cruz.


O Pe. Aerton Sales, Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição, formada pelos municípios Nova Cruz e Lagoa d'Anta, apresentou a programação oficial da Festa da Imaculada Conceição, padroeira da Paróquia e da cidade de Nova Cruz, em reunião com representantes das comunidades e coordenadores das pastorais, movimentos e serviços, realizada dia 09 de novembro de 2018.

"Neste ano vamos receber os padres filhos desta paróquia e por isso teremos como tema a citação de João capítulo 19, versículo 27, quando, do alto da cruz e na hora derradeira, Jesus diz: "Filho, eis aí a tua Mãe."  Maria será reapresentada a cada filho sacerdote e a cada novacruzense e visitantes como MÃE", disse Pe. Aerton. 

Os festejos da Imaculada Conceição acontecerão no período de 29 de novembro a 8 de dezembro, com várias atividades religiosas e culturais, na Igreja Matriz da Imaculada Conceição, e diversos locais da cidade de Nova Cruz. A programação terá início na última quinta-feira do mês, dia 29 de novembro, com vigília em preparação à Missa com oração de cura, das 5h00 às 7h00; confissões, das 9h00 às 12h00; terço mariano, às 18h00 e logo após a Missa com oração de cura e libertação. 

Durante o período festivo acontecerá, diariamente, às 12h00, Oficio de Nossa Senhora da Conceição na Matriz; 18h00, Terço Mariano e acolhimento aos santos Padroeiros das comunidades convidadas e às 19h00, Missa presidida pelos padres filhos da terra. De 30 de novembro a 08 dezembro acontecerá quermesse com funcionamento de barracas na Praça da Matriz, com atrações culturais.

No sábado, primeiro de dezembro, acontecerá o 2º Conceição Byke, às 9h00; e 2º Maria passa na frente, com motociclistas, às 16h00. No domingo, dia 02, às 9h00, 2º Cavalgada da Imaculada Conceição, e às 16h00, Casamentos comunitários. E no dia 08, festival de prêmios.

De 03 a 05, acontecerá Madrugada com a Imaculada e Missa no Marco zero, na Capela do Cedron, na Capela de N.Sra. da Luz, na Antiga estação ferroviária e no leito do Rio Curimataú, a cada dia em um desses locais. 

Nos dias 04, 05 e 06 de dezembro, será realizada Visita da Imaculada ao Colégio Nossa Senhora do Carmo, à Câmara Municipal e 8º Batalhão da Polícia Militar. 


NOVIDADES

Este ano na programação cultural será realizado noites temáticas, com desfiles de todos os Santos, dia 30 de novembro; show de calouros ou gospel, no dia primeiro de dezembro; show valores da terra, com cantores locais, no dia 02; noite da saudade, com seresteiro, no dia 03; noite do pé de serra, com forró dos idosos, dia 04; Exibição do filme curta metragem: A LENDA DA ANTA ESFOLADA (produção: Coletiva Anta audiovisual) e noite dos cantadores de viola, no dia 05; concurso da mais bela voz, no dia 06; jantar da imaculada com música ao vivo, dia 07 e festival de prêmios no dia 08 de dezembro.

Ainda na programação da festa a Paróquia abrirá o ano Jubilar do Centenário de Nova Cruz, no dia 03 de dezembro, dia do aniversário de emancipação política de Nova Cruz, com Missa às 19h00, seguida da inauguração e Benção do Marco de abertura do ANO JUBILAR,  lançamento do hino e logomarca do centenário de Nova Cruz – 1919/2019.

ENCERRAMENTO DOS FESTEJOS

No dia 08 de dezembro, feriado no município de Nova Cruz, dia da Imaculada Conceição, padroeira da paróquia e da cidade. Neste dia, a partir das 6h00, vai acontecer a alvorada festiva. Às 9h00, acontecerá Missa Solene e 1ª Eucaristia para mais de 200 crianças. Às 11h00, Batizados e às 12h00, repique dos sinos e fogos. Às 16 horas, haverá a procissão, com a Imagem da padroeira e todas as Imagens dos santos padroeiros das capelas, pelas principais ruas da cidade, seguida de Missa de encerramento, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.