quinta-feira, 28 de junho de 2018

Centro Potiguar de Cultura divulga ações para 2018.2


O Blog oficial do Centro Potiguar de Cultura – CPC/RN com sede em Nova Cruz e representações nas regiões do Agreste, Trairi, Seridó, Grande Natal e Litoral Sul do estado divulga em matéria, as ações que estão sendo planejadas para o segundo semestre deste ano, dentre as quais, busca de apoios de instituições culturais do país, reconhecimentos da entidade como de utilidade pública, eventos culturais regionais, entre outros, além da luta pelas instituições de ensino, UERN, IFRN E UFRN em Nova Cruz e no estado.
As informações foram repassadas pelo seu presidente, Eduardo Vasconcelos, que adiantou que está prevista viagem para o centro sul do país, especialmente para São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro no proximo mês de Julho. Lá ele irá buscar apoios das instituições de cultura e de educação do governo e de entidades sindicais que apoiam a cultura, para os próximos eventos que estão sendo agendados pela entidade, especialmente em Nova Cruz, Baía Formosa e Natal ainda neste ano.
Outra ação importante será o reconhecimento da entidade como de Utilidade Pública nos tres níveis governamentais que possibilitarão que a mesma tenha direito jurídico à recursos oficiais e a material governamental para fomentar a cultura do estado. Segundo Eduardo Vasconcelos, a nível de Município a entidade já conseguiu o reconhecimento e que, está em tramitação a mesma ação a nível estadual. E em breve iniciará através destes contatos durante a viagem, a tramitação também a nível federal. Também será prioridade da entidade a busca pela habilitação à um canal de Rádio Comunitária no estado, que permitiria a comunicação interativa com os agentes culturais, artistas e entidades e a comunidade.
Para Eduardo Vasconcelos “se faz necessário que a instituição se volte para voos mais altos, daí a necessidade de buscar concretizar a sua Rádio Comunitária, o Registro junto ao CNAS e os Reconhecimentos de Utilidades Públicas, Municipal, Estadual e Federal”. E ele continua: “Nos meses de agosto, setembro e novembro o CPC/RN teremos uma agenda cheia de eventos e se faz necessário procurar parcerias e apoios, como os seminários e encontros que serão realizados em Natal, Baía Formosa e Nova Cruz, todos voltados para discussão da cultura, dos negros (comunidades quilombolas), os indignas (Praia de Sagi - Baía Formosa).”, afirmou.
O presidente do CPC/RN, Eduardo Vasconcelos, que também é Coordenador da Comissão em Defesa dos Campus da UERN, UFRN e IFRN na Região do Agreste Potiguar, nos confidenciou que, “muitas lutas serão travadas nos meses de agosto e setembro e nesse último será o mês da resistência, pois o Núcleo da UERN se prepara para fechar definitivamente e a comissão não deixará barato, haverá mobilização para tornar público o descaso do governo com relação a UERN em Nova Cruz... A comissão vai redigir um documento, que será entregue as "autoridades" para que os mesmos se pronunciem a respeito!”, concluiu ele.