domingo, 18 de março de 2018

Mães denunciam descaso com Escola de Santa Luzia.

Um grupo de mães foi entrevistada na Agreste FM pelo radialista Claudio Lima.

O programa NAÇÃO NOVA CRUZ exibido no sábado, 17 de Março, ao meio dia na Agreste FM recebeu um grupo de mães de alunos que estudam na Escola Municipal de Santa Luzia, situada no bairro do mesmo nome, em Nova Cruz, que denunciaram a atual gestão municipal e a Secretaria Municipal de Educação, segundo elas, pelo descaso para com o prédio que encontra-se totalmente deteriorada, causando riscos à integridade física dos alunos e profissionais dali e as constantes promessas do início da reforma que solucionaria a questão, além de outras situações.

O grupo de mães foi acompanhada da vereadora Patrícia (da comunidade de Lagoa Limpa) que foi procurada por elas para também denunciar os fatos na Câmara Muncipal. Segundo as senhoras, a escola de Santa Luzia vem sofrendo com a falta de manutenção em sua estrutura o que causou problemas no telhado que está cedendo, curto-circuitos nas instalações elétricas,  entre outros problemas, e preocupadas com os riscos que isso pode causar aos seus filhos, tentam buscar uma solução frente à Secretaria de Educação. 




No depoimento na Emissora, informaram que em Maio do ano passado, o Secretário, Rogério Felipe, reconhecendo a situação precária prometeu que antes do início do ano letivo de 2018 a escola estaria reformada, segundo ele, por autorização do atual prefeito do município. No entanto, até o dia da entrevista, somente "meia caçamba de areia foi colocada no local da reforma", desabafou a senhora Vera Lúcia, uma das interlocutoras. Também afirmaram que a Secretaria inicialmente informou que, durante as obras, os alunos estudariam na Creche ao lado. Tempo depois, outra informação dada pela diretoria era de que os alunos iríam continuar na escola, mesmo com as obras em andamento, em sistema de remanejamento de espaços o que desagradou aos pais dos alunos, que então sugeriram que os alunos da escola fossem para o salão paroquial na igreja de São Sebastião, como ocorreu em outro momento, quando da reforma da Creche municipal na gestão passada, o que até agora, segundo as entrevistadas, não se teve resposta do Secretário.

Também as mães reivindicaram a regularização do transporte escolar para os alunos que moram nos bairros adjacentes da escola (Portal, Cedrom e Campo Santo) que também está deixando a desejar.

Ao final elas expuseram que, caso a Secretaria de Educação e o poder executivo, municipais não derem nenhuma resposta concreta e definitiva sobre toda esta situação irão protestar, procurar o ministério público, enfim, tomarem as medidas cabíveis para a resolução dos fatos. 

(Matéria e fotos Claudio Lima)