sexta-feira, 8 de setembro de 2017

PROTESTOS MARCAM DESFILES DE 7 DE SETEMBRO PELO BRASIL.

Em todo o Brasil foram registrados atos de protestos contra o governo central do Presidente TEMER, alguns contra o PT e vários contra os governos locais – estaduais e municipais. Em Nova Cruz professores boicotam o desfile.


Em Brasília, milhares de pessoas com cartazes com frases de FORA TEMER ficaram a quarteirões do Palácio do Planalto onde ocorreu o desfile cívico militar. Em São Paulo, os protestos contra o chefe do Executivo começaram cedo na Avenida Paulista e contaram com as presenças de políticos como o prefeito da capital, Fernando Haddad, e o ex-senador Eduardo Suplicy. Manifestantes do Grito dos Excluídos saíram da Praça Oswaldo Cruz rumo ao Parque Ibirapuera, na zona Sul da capital do estado, carregando faixas e cartazes contrários ao governo. No Rio de Janeiro, além do governo Temer, os protestos foram direcionados ao Governador “Pezão” pela grave crise enfrentada naquele estado e refletida no dia-a-dia da população. Em clima também de protesto, com poucas pessoas vestindo verde e amarelo, macrou o desfile cívico-militar do 7 de setembro em Campo Grande, no centro de Salvador. Os protestos além de âmbito federal foram direcionados ao prefeito ACM Neto. E assim foi em quase todo o país.

No Rio Grande do Norte, a maioria dos professores do município de Touros não foram à avenida desfilar na data magna do país, em virtude do não cumprimento de acordos salariais feitos com a atual gestão, como destacou nota do SINTE/RN dirigida ao executivo municipal.


NOVA CRUZ...


Em Nova Cruz, capital do Agreste Potiguar, o desfile ocorreu na Avenida Industrial José de Brito, depois de vários anos sendo executado na Avenida Assis Chateaubriand. O destaque foi o boicote de boa parte dos professores da rede municipal ao evento. Segundo informações dos próprios professores, cerca de 40% dos profissionais, boa parte dos alunos e até mesmo escolas inteiras, não participaram do desfile desta quinta feira em Nova Cruz, dentre elas, a Escola Modelo e o Colégio de Nossa Senhora do Carmo.

Os motivos das não participações de profissionais, alunos ou escolas inteiras no desfile são variados. Em relação aos professores, o boicote foi conclamado pela categoria e apoiado pelo SINTE, em razão da aprovação e da execução da Lei n. 06 de 2017, que impõe diversas situações à rede municipal de Educação e que para a categoria enterra direitos adquiridos com os anos de lutas. O fato gerou uma queda de braço entre os professores e a atual gestão municipal através da Secretaria de Educação o que promoveu uma divisão de opiniões da sociedade sobre a situação.