segunda-feira, 28 de agosto de 2017

AMES NOVA CRUZ COMPLETA 23 ANOS DE LUTAS ESTUDANTIS.


 A Associação Municipal dos Estudantes – AMES, de Nova Cruz, completa 23 anos de sua fundação, nesta segunda feira, 28 de Setembro. A entidade foi criada em 1994, pela união dos grêmios estudantis das escolas estaduais, Rosa Pignataro e Djalma Marinho, que incentivados pelo radialista e militante estudantil das décadas de 80 e 90, Eduardo Vasconcelos mobilizaram centenas de estudantes do qual frutificou sua primeira diretoria.

Segundo Eduardo Vasconcelos, conquistas importantes puderam ser obtidas nestes 23 anos de existência da AMES: “Foram muitas conquistas, entre elas destacamos a Lei do Grêmio Estudantil nas Escolas Municipais, Estaduais e Particulares; a MEIA ENTRADA; MEIA PASSAGEM INTERMUNICIPAL; ELEIÇÕES DIRETAS PARA DIRETORES DE ESCOLAS; Participações em 3 Congressos da UBES (União Nacional dos Estudantes - (1994 a 2008); Participações nos Conselho Municipais de Educação; da Assistência Social e da Saúde; VOTO AOS 16 ANOS; As lutas pelo Núcleo da UERN, pelo Campus do IFRN, pelo Vestibular dos Cursos a Distância da UFRN, entre tantas outras. Também a AMES- NOVA CRUZ é consignatária da fundação da Associação Norteriograndese de Estudantes ANE/RN”, destacou ele. 

No entanto, o momento em que a AMES completa seus 23 anos de fundação é marcado por uma profunda preocupação devido ao retrocesso promovido pela atual gestão nacional: “Hoje não temos quase nada para comemorar, pois as conquistas adquiridas nos governos Lula e Dilma estão sendo ameaçados pelo atual governo, como o FIES, PROUNI, entre outros. É preciso uma nova reflexão da estudantada/juventude para avaliar a atual conjuntura e partir para a luta de forma eficaz e consciente, PORTANTO NEM UM DIREITO A MENOS!”, concluiu.

(Este bloquista com Eduardo Vasconcelos na FM PONTAL de Baía Formosa)

DO BLOG.: Gostaria de parabenizar a todos que participaram ou participam da AMES - NOVA CRUZ, seus ex diretores, membros das diretorias, que contribuíram e contribuem para essa belíssima história de lutas e conquistas para os estudantes novacruzenses. Pude ao longo destes anos, acompanhar, participar ou contribuir para as diversas atividades da entidade e sou testemunha de empenho sempre dedicado de Eduardo Vaconcelos, que ao longo destes 23 anos sempre foi o elo mobilizador dos estudantes para com a entidade.