sexta-feira, 12 de agosto de 2016



Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na ultima quarta feira, (10) que candidatos a prefeito que tiveram Pareceres contrários a aprovação ou com ressalvas dos Tribunais de Contas dso Estados - TCEs podem concorrer às eleições de outubro. De acordo com o entendimento firmado pela Corte, os candidatos só podem ser barrados pela Lei da Ficha Limpa se tiverem as contas reprovadas pelas câmaras municipais.

No julgamento, por 6 votos a 5, a maioria dos ministros entendeu que a decisão dos tribunais que desaprova ou aprova com ressalvas as contas de agentes públicos, deve ser tratada apenas como um parecer prévio, a ser apreciado pelos vereadores. 

Para os ministros, o Legislativo local tem a palavra final sobre a decisão que rejeita ou aprova as contas. Dessa forma, somente após decisão desfavorável dos vereadores, um candidato pode ser impedido de concorrer às eleições.


A Lei da Ficha Limpa diz que as pessoas que tiverem as contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável ficam inelegíveis por oito anos a partir da decisão. Seguiram o entendimento os ministros Edson Fachin, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Marco Aurélio, Celso de Mello e o presidente, Ricardo Lewandowski.