quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Prefeitura realiza cerimonia de entrega de mais 61 certificados de cursos profissionalizantes.


Solenidade ocorreu na quarta, 29.
 
 

A Prefeitura Municipal de Nova Cruz e a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Acessuas Trabalho, realizaram a cerimônia de entrega de certificados aos alunos beneficiados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino técnico e Emprego – Pronatec. Na ocasião, 61 alunos concluíram os cursos: Operador de Processos Químicos Industriais (IFRN), Preparador de Doces e Conservas, Produtor de Derivados do Leite (SENAR) e Frentista (SENAC).

A solenidade aconteceu na quarta-feira, 28, na Câmara Municipal de Nova Cruz e contou com a presença do prefeito Cid Arruda, da Secretária Municipal de Assistência Social , Marcia Valeria,  da Secretária de Educação, Valeria Arruda, Vereador Edson da Costa, presidente da Câmara de Vereadores, Leila Rocha, coordenadora pedagógica do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac zona sul, Leiliane Dantas, coordenadora do Pronatec no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – RN, Djeson Mateus, Diretor Geral do IFRN Campus Nova Cruz, a vigilante socioassistêcial Iris Macedo; além do vereador João da Praça, prof. Thiago Loureiro, coordenador adjunto do Pronatec IFRN, Walter Afonso, membro da equipe pedagógica do Senac zona sul e equipe do Acessuas Trabalho, Jorilza Felix, coordenadora, Flavio Luiz, interlocutor do pronatec Nova Cruz e Catherine Dantas e Jucilene Jose, técnicas do Acessuas.

Os cursos foram executados no segundo semestre de 2014 ofertados pelas entidades: IFRN, SENAR e SENAC. Destacando que os cursos Preparador de doces e conserva, e o curso Produtor de derivados do leite (SENAR) foram ofertados aos grupos de mulheres acompanhadas pelos profissionais dos Centros de Referência da Assistência Aocial – CRAS Centro e Frei Damião, cujo o objetivo foi proporcionar oportunidades para geração de renda e aumentar a autoestima da convivência familiar.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social e da Secretaria Municipal de Assistência social (SMAS) até dezembro de 2014, foram efetuados:

  • ·         1.160 MATRICULAS

  • ·         1.290 VAGAS PACTUADAS

  • ·         887 CONCLUINTES

Desses profissionais capacitados, 93 estão inseridos no mercado de trabalho, sendo que cerca de 50 estão trabalhando em setores específicos os quais foram qualificados por meio dos cursos Pronatec.

Essa é uma parceria da Prefeitura de Nova Cruz, com sistema “S”, Instituto Federal IFRN campus nova cruz e UFRN por meio da Escola Agrícola de Jundiaí. Em Nova Cruz ainda tem 5 cursos em andamento com previsão de termino para o próximo (fevereiro), sendo ofertados pela Escola Agrícola, IFRN e SENAC.