sábado, 25 de outubro de 2014

IBOPE divulga pesquisa. Robinson Faria mantém a liderança com 8 por cento e seria eleito se as eleições fossem hoje.






O IBOPE revelou a ultima pesquisa para apuração das intenções de votos dos eleitores potiguares neste segundo turno para o governo do estado. A pesquisa encomendada pela TV Globo, foi divulgada no programa RN TV 2ª Edição, da INTERTV CABUGI de Natal – filada da Globo. Segundo o IBOPE, Robinson seria eleito caso a eleição fosse hoje, e as diferenças – votos com inclusão de brancos e nulos e votos válidos – continuaram a ser de 7% e 8%, respectivamente em relação ao primeiro levantamento deste segundo turno. O levantamento com 812 pessoas foi realizado entre 22 e 24 de outubro.  A Margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Vamos aos números:

Votos totais

Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:

- Robinson Faria (PSD): 47%
- Henrique Eduardo Alves (PMDB): 40%
Diferença pró Robinson Faria seria de 7%.
- Brancos/nulos: 10%
- Não sabe/não respondeu: 3%

Votos válidos – quando se excluem os brancos e nulos – mesma forma utilizada pelo TRE/RN, para divulgação dos resultados oficiais:

 Robinson  Faria tem 54%
 Henrique, 46%
Diferença em favor de Robinson Faria é de 8%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte sob registro nº RN-00046/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo no BR-01174/2014.

O IBOPE também vai realizar uma pesquisa de boca de urna cujos resultados só serão conhecidos após o encerramento da votação no RN, em obediência a Lei Eleitoral.

(Matéria Claudio Lima. Fonte G-1)