segunda-feira, 28 de outubro de 2013

NOVO MATADOURO PUBLICO DE NOVA CRUZ TERÁ LICITAÇÃO EM BREVE.



(Há anos o novo matadouro de Nova Cruz está com a obra paralisada)

A construção do novo Abatedouro público de Nova Cruz, cuja obra está há anos paralisada, deverá ter novo processo licitatório, para a contratação de nova empresa em breve.
A informação foi dada pelo Diretor Tecnico da EMATER, Aristides Bezerra Filho, através de Ofício n. 393/2013, datado da terça feira, 22 de Setembro, em resposta à solicitação do Prefeito Cid Arruda Câmara que, por meio do Ofício n. 286 de 2013, pediu esclarecimentos à EMATER sobre os motivos da paralisação das obras e principalmente, sobre as “perspectivas de retomada das mesmas”, para dar ciência à população que tanto solicita esse equipamento de “grande importância para a nossa comunidade”.
Segundo Aristides Bezerra, a empresa vencedora da licitação anterior, a W.M. COMERCIO E INDÚSTRIA LTDA abandonou as obras no estado, tendo portanto seu contrato sido encerrado por parte da Secretaria Estadual de Infra Estrutura, instituição responsável inicialmente pela execução e fiscalização da obra.
Em virtude deste fato, houve a necessidade de revisão do projeto arquitetônico e atualização da planilha de orçamento pela equipe de engenharia da EMATER/RN, por exigência do setor de engenharia da Caixa Econômica Federal, o que acarretou atrasos na retomada da obra, informa o Diretor técnico da EMATER.
Por fim, a EMATER esclarece que toda a documentação a respeito foi enviada à CAIXA ECONOMICA FEDERAL em 24 de Setembro passado, para análise e aprovação das novas planilhas. Após esta análise e conseqüente aprovação é que a EMATER/RN realizará novo procedimento licitatório e contração da nova empresa para a conclusão da obra, que segundo Aristides Bezerra, deverá ter a maior brevidade possível.
O Prefeito Cid Arruda Câmara repassou estas informações também ao Ministério Público, que havia feito tal solicitação ao poder Executivo.

DA OBRA

O novo Abatedouro Público de Nova Cruz é uma das 11 Unidades de Processamento de Carnes a serem construídas pelo Governo Federal através do PRONAT, no Rio Grande do Norte, com recursos geridos pela CAIXA ECONOMICA FEDERAL com contrapartida do Governo estadual, através da EMATER. O terreno foi comprado pelo Município, na segunda gestão do Prefeito Cid Arruda Câmara e sido doado ao Governo do Estado para sua construção. No entanto, devido à problemas burocráticos e com a empresa, as obras de boa parte destas unidades foram paralisadas. O Prefeito Cid Arruda preocupado com a situação agravada com o fechamento do antigo matadouro na gestão passada, procurou buscar do governo do estado e da EMATER/RN satisfações a respeito do assunto. “ A construção deste novo abatedouro é a solução definitiva para o problema que os marchantes novacruzenses enfrentam, com o fechamento por parte do IBAMA do matadouro antigo”, explicou o Prefeito. “Estamos lutando em duas frentes para buscar solucionar o problema o mais rápido possível. Uma é através do IBAMA, no qual aguardamos uma definição sobre o nosso projeto recentemente enviado ao IDEMA, onde o poder executivo se compromete em reformar o prédio no matadouro antigo, para sua reabertura e funcionamento, TEMPORARIAMENTE, enquanto o novo abatedouro é construído”, relatou Cid Arruda.