quarta-feira, 6 de março de 2013

Presidente da Assembleia Legislativa recebe Comissão que luta pelo CAMPUS DA UERN.

 
(Deputados, Ricardo Motta e Marcia Maia assinando Termo de Comprometimento com a Luta pelos Campus da UERN e UFRN das Regiões Agreste e Litoral Sul) 

A Comissão que luta pela transformação do Núcleo em Campus da UERN em Nova Cruz, foi recebida pelo Presidente da Assembleia Legislativa do RN, Deputado Ricardo Motta, na manhã da terça feira, 05 de Março.

Participaram do Encontro na Presidência da Casa, os representantes da Comissão, "Campus da UERN do Agreste Já!", acessores do Presidente, o próprio Ricardo Motta e a deputada Marcia Maia.

No encontro, o Presidente ouviu as reivindicações da Comissão que pede empenho na articulação com os deputados para a futura votação do Projeto de Criação e de seu Orçamento ainda para este ano, o que viabilizaria a implantação definitiva da UERN na nossa Região.

A deputada Márcia Maia (PSB), que advogou a causa perante a Presidência da Casa, informou a Ricardo Motta que já impetrou um requerimento destinado a UERN e ao Governo do Estado para a transformação do Nucleo em Campus. Além disso, a deputada alegou que esteve em Nova Cruz no dia 1 de Março, sábado passado, para verificar em loco a situação do Núcleo e ouvir, além dos membros da Comissão, os alunos locais da UERN.

Eduardo Vasconcelos, Coordenador da Comissão, falou em nome dos membros, ressaltando o anseio dos jovens das regiões do Agreste e do Litoral Sul pela edifciação de um Campus em Nova Cruz, já que essas são as duas únicas regiões do estado que não dispõem de um Campus da Instituição, o que despertou ainda mais o interesse do Presidente, que declarou comprar a briga para vinda do Campus para Nova Cruz.
 
A deputada Márcia Maia após as eleições para reitor da UERN, marcada para dia 20 de março, pedirá ao Plenário da Assembleia uma Audiência Pública para tratar o assunto do Campus da UERN. Outros deputados já assinaram adesão e apoio à luta: Walter Alves, Getúlio Rêgo e José Adécio.

UFRN

A Comissão não luta somente pela transformação do Núcleo da UERN em Campus, mas também batalha pela volta do Campus da UFRN de Nova Cruz, há anos desativado, funcionando apenas com cursos à distância. Ricardo Motta, presidente da Assembleia e a deputada Márcia Maia, provocados sobre o assunto, também se comprometeram em participar desta luta. O presidente manterá contatos com a Bancada Federal para sensibilizá-los para ainda este ano colocar emendas coletivas o individuais para os campus da UERN e UFRN, esse último o presidente Ricardo Motta e a deputada Márcia Maia se comprometeram a solicitar uma audiência com a Reitora Ângela Paiva para tratar do assunto.