sexta-feira, 22 de março de 2013

REITORA DA UFRN RECEBE COMISSÃO QUE LUTA PELOS CAMPUS DA UFRN E DA UERN DE NOVA CRUZ.

 

Membros da Comissão em Defesa dos Campus da UERN e UFRN, mantiveram na manhã desta sexta feira, 22 de Março, uma importante audiência com a Reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz em seu gabinete em Natal. Presentes a reunião, o Coordenador Geral da Comissão, Eduardo Vasconcelos, as Secretárias Adjuntas, Geisla Varela, Andressa Santos e Renata Andrade, além do professor Naldinho representando o SINTE Regional de Nova Cruz, bem como os Coordenadores do SINTEST-RN, Vânia Machados e Rebouças, a Reitora Ângela Paiva a Vice Reitora, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, a Chefe de Gabinete, Célia Maria da Rocha Ribeiro, o  Pró Reitor de Graduação, Alexandre Augusto de Lara Menezes e o Professor Luiz Augusto de Morais Filho, coordenador do NESA/SEDIS de Nova Cruz/RN.
Eduardo Vasconcelos iniciou agradecendo a reitora por recebe-los e esclareceu o surgimento da comissão em prol da UERN  e UFRN, o que já se foi feito e o que ainda precisa se fazer para o sonho dos campus se tornarem realidade. Eduardo em seguida perguntou a   reitora Ângela Paiva se a UFRN tinha políticas de expansão para o interior do Estado. 
A reitora confirmou que sim e repassou um DOCUMENTO denominado de NOVA CONQUISTAS - PLANO DE GESTÃO 2011 - 2015.  O Plano de Gestão é resultado de uma diálogo mantido com todos os segmentos da nossa instituição, reafirmando e aprofundando os compromissos assumidos na Carta Programa com qual apresentado a comunidade acadêmica na última eleições para a Reitoria.
O Plano de Gestão tem o compromisso de manter o muito conquistado e o desafio de estabelecer novas, consistentes e duradoras conquistas, através dos seis Programas Estruturantes - Expansão Acadêmica com Qualidade; Universidade Cidadã, Modernização da Gestão; Meio Ambiente e Qualidade de Vida; Gestão de Pessoal e Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Estratégico.  Os três últimos são proposições inovadoras para enfrentar os desafios mais emergentes e consolidar os avanços acadêmicos da UFRN na últimos anos.  Diz o documento, completando com outras palavras a reitora sintetizou o que gostaríamos de ouvir.
O professor Morais falou de dados e da realidade da situação da Universidade (NESA/SEDIS) em Nova Cruz, o que foi feito , o que se precisa fazer e defendeu os cursos de Enfermagem, Ciência da Computação, Letras com habilitação em Inglês, além da Filosofia como importantes para a região e poderão vir para Nova Cruz/RN.
Eduardo Vasconcelos, Rebouças, Naldinho e Rebouças foram unanimes na importância do curso de Enfermagem, Eduardo foi mais além colocando  que hoje na região a maioria das pessoas formadas em Enfermagem contratadas pelas maiorias das prefeituras da região são de outros lugares e até de outros estados em virtude  de não se ter mão de obra qualificada de nível superior.
A reitora informou que irá entregar documento já elaborado pela instituição com este proposito  ao MEC, que analisará-lo e que existe grandes possibilidades do CAMPUS DE NOVA CRUZ RESSURGIR.
Encurtando a conversa, no final todos se propuseram a unir forças para a viabilidade do CAMPUS DA UFRN para NOVA CRUZ e ajudar a UERN, como por exemplo a possibilidade da UFRN DOAR uma parte de seus terreno para a que a UERN construa seu CAMPUS!

 

A comissão fará o II DEBATE EM DEFESA DOS CAMPUS DA UERN E UFRN, que ocorrerá dia 05 de abril no Auditório do Campus do IFRN de NOVA CRUZ.
A Comissão entregou documento em que a Reitora Ângela Paiva se comprometeu a apoiar as lutas pelos campus e o convite para que a reitora participe do II DEBATE EM DEFESA DOS CAMPUS DA UERN E UFRN.  A mesma assinou de pronto e confirmou presença no debate.
Informações Comissão CAMPUS DA UERN e UFRN do Agreste JÁ!