segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

SAÚDE: PROMOTORIA PEDE ESCLARECIMENTOS

Aconteceu na ultima quarta feira, 28 de Novembro, na sede da Promotoria em Nova Cruz, uma audiência, presidida pelo Promotor Adriano da Gama, para colher esclarecimentos sobre "a redução das equipes do Programa Saúde da Familia - PSF atuantes no município de Nova Cruz".


Participaram o Secretário de Saúde do Municipio - Marcelo Jr, além de alguns tecnicos e profissionais que atuavam no programa em Nova Cruz.

Na audiência, os profissionais VERA DA SILVA ROSA, PATRICIA MARIE MATSUNO, EDILSA DOS SANTOS ROSENDO, TALITA ALMEIDA RIBEIRO, CRYSTIANE MARTINS DE MENDONÇA E ALISSON MARIANO, declararam que trabalhavam nas equipes do PSF em Nova Cruz, contratados pela Prefeitura Municipal com contratos válidos até Dezembro deste ano, mas que foram "instados a rescindir os contratos, via de regra, uma semana após as eleições. Que não assinaram a rescisão mas desde então não mais estão prestando os serviços".

O Secretário rebateu as declarações dos médicos e profissionais dizendo que, " não tem conhecimento da existencia de profissionais que tiveram os contratos rescindidos mas que ainda constam no cadastro do CNES".

Diante do exposto pelos presentes, o Promotor solicitou que até o dia 14 de Dezembro de 2012, a Secretaria de Saúde envie a esta Promotoria de Justiça " a relação dos profissionais cadstrados no CNES os quais integram as equipes do PSF do Município, bem como declaração pelos mesmos subscrita, atestando que estão prestando os serviços contratados".

A verdade é que a população é quem continua a sofrer com a falta de profissionais nos postos de saúde e no Hospital de Nova Cruz, além é claro da precariedade no oferecimento de medicamentos.