segunda-feira, 29 de outubro de 2012

SECA PREOCUPA GOVERNO FEDERAL E ESTADUAIS.



A Seca que se instala nos estados do Nordeste deverá ser uma das piores já registradas no país, afirma um relatório do Ministério da Agricultura e ratificado pelo Governo Federal, diante das previsões climatológicas que vislumbram chuvas com precipitações abaixo do normal nestes próximos seis meses na região.

Diante do sinistro, o Governo Federal através da Presidenta DILMA ROUSSEF anunciou que no dia 09 de Novembro próximo, em Salvador na Bahia, ela presidirá uma reunião de emergância com os governadores dos 9 estados nordestinos para a assinatura do PAC SECA - Programa de Aceleração do Crescimento voltado para a Seca - cujo objetivo é ajudar os estados a combater os efeitos negativos promovidos pela estiagem já reistrada na região.

O Rio Grande do Norte já emplacou recursos da ordem de 150 milhões de Reais dentro do programa, maior parte deles destinada a construção da BARRAGEM DE SANTA CRUZ para a região do APODI, além de outras obras e ações governamentais em todo o estado.

"A estiagem destes próximos meses é muito preocupante pois a safra 20011/2012 já estava comprometida devido a seca. Agora 2012/2013 a coisa deverá ficar ainda pior e por isso a aceleração de envio de recursos para os estados se torna primordial para minimizar os efeitos da estiagem, principalmente para os pequenos agricultores" - afirmou a Presidenta em seu programa diário de rádio - CAFÉ COM A PRESIDENTA.

NOVA CRUZ ESQUECIDA

Infelizmente, no informativo do Site do governo do estado - www.rn.gov.br/imprensa, não consta nas prioridades da governadora Rosalba Ciarline, descontingenciamento dos recursos para a construção da Barragem do Bujari, que salvo engano já está inserido no PAC Nacional. Isto revela o esquecimento com que a Governadora trata a capital do Agreste e a região como um todo. Não era prá menos, haja visto que o MUI AMIGO dela o atual Prefeito FLAVIO AZEVEDO, nenhuma ou quase nenhuma movimentação tem feito diante da chefe do executivo estadual para sensibilizá-la neste sentido, apesar dela afirmar que até o final do seu mandato irá "aposentar os carros pipa no estado".

Matéria Claudio Lima/ Info: MA - GOV/RN